Tudo começou quando José de Carvalho, morador do Parque Imperial e avô de Davi Samuel, ligou para a Guarda Municipal de Barueri (GCM) para convidar os agentes para a festa de aniversário do netinho, que seria realizada no domingo, 28 de abril. Quem atendeu o telefone ouviu o senhor contar que o menino faria sete anos e que desde muito pequeno é apaixonado pela GCM. O que José não imaginava era que, além dos guardas aceitarem o convite, receberia também um convite para que ele, a mãe Thaís de Jesus Sousa e o Davi conhecessem a Guarda de Barueri, mantida pela Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS).
Coincidentemente, o sonho do menino se realizou exatamente no dia de seu aniversário, 23 de abril, que caiu em uma terça-feira. Como os guardas sabiam que ele faria sete anos naquela data, prepararam uma grande recepção. Teve parabéns especial do Corpo Musical, a presença das mascotes da Guarda e um delicioso bolo de chocolate. Na festinha foi servido refrigerante e teve até chapeuzinho para os convidados.
Davi, que é apaixonado por carros, pôde conhecer os veículos utilizados pela GCM, posar para fotos em vários deles e ainda se inteirar de como é realizado o monitoramento da cidade. Ele também usou uniforme, prestou continência para o comandante Marcus Aparecido Guedes Ramos e conversou com o secretário da pasta, Rinaldo de Albuquerque Pereira.
Entrevista exclusiva
Em uma entrevista pra lá de especial feita com o Davi, ele revelou para a reportagem que se sentiu muito bem com a recepção na GCM.
“Foi uma surpresa porque quando eu cheguei lá tinha umas polícias fantasiadas, os bonequinhos. Eles começaram a cantar os parabéns pra mim e tinha bolo de chocolate. Eu achei o máximo. Os guardas da GCM são meus heróis. Quando eu crescer, quero ser motorista da GCM de Barueri porque lá tem ônibus, tem moto, tem carro e eu posso dirigir todos eles”, disse.
Para o comandante Guedes “a visita do Davi teve um caráter duplamente importante. No dia do seu aniversário ele pôde realizar o sonho de conhecer nossos equipamentos e parte da nossa rotina de trabalho. E mais do que isso, essa visita tão especial destaca a nossa missão precípua de promover cada vez mais a aproximação do guarda municipal com a sociedade, desmistificando assim o imaginário repreensivo muitas vezes atribuído à atividade policial. Ações como esta contribuem para a construção de uma relação positiva entre a comunidade e os órgãos de segurança pública”, declarou.
A festa
No dia 28, agentes da GCM da cidade marcaram presença na festa do Davi, que também tinha outros convidados, como policiais da Polícia Militar de São Paulo (PMSP). O tema escolhido pelo menino, como não podia ser diferente, foi “polícia”. “O Davi sempre foi um admirador dos que exercem essa função. Não só a GCM, mas a Polícia Civil e a Militar. Na verdade, ele ainda não diferencia as instituições. Para ele, todos que cumprem esse papel na nossa sociedade são heróis. Por isso que quando ele chegou na GCM, a primeira pergunta que ele fez foi: vocês também pegam bandido? Isso porque, para ele, todos que estão fardados cuidam e protegem a população”, finaliza a mãe Tayná Sousa Silva.
Crédito da foto: Divulgação / GCM Barueri
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional