Após anunciar sua internacionalização para a Europa, A Quinta Pet — foodtech brasileira especializada em alimentação natural para cães — acelera sua estratégia de expansão com dois lançamentos simultâneos: uma nova geração de dietas e a entrada no segmento de suplementos mastigáveis. Chamados de gummies, os produtos chegam ao mercado com formulações naturais e foco em benefícios clínicos para cães de diferentes perfis. As novidades serão apresentadas em primeira mão na Pet South America 2025 e consolidam o posicionamento da empresa frente às transformações no mercado pet nacional.
O movimento ocorre em meio à expansão do mercado de alimentação natural para pets no Brasil e no mundo. De acordo com a Grand View Research, o mercado de human-grade pet food — alimentação para pets produzida exclusivamente com ingredientes naturais e qualificados para consumo humano — cresce 6,6% ao ano no mundo. Na América Latina, o segmento movimentou US$ 248,9 milhões em 2024. No Brasil, onde a taxa anual de crescimento é ainda maior, de 6,8%, o faturamento atingiu US$ 87,2 milhões no mesmo período.
A proposta da empresa – focada especificamente na alimentação pet – mira não apenas ganhos em palatabilidade e absorção, mas também na ampliação do acesso a soluções clínicas e funcionais com ingredientes naturais — uma demanda crescente entre tutores e profissionais da área veterinária.
“As mudanças impactam a digestão e a absorção de nutrientes, contribuem para o equilíbrio da microbiota e para a redução de problemas gastrointestinais e de alergias — sobretudo em cães com restrições alimentares — com efeitos adicionais sobre outros indicadores de saúde”, explica Diego Tresca, sócio fundador da foodtech.
O anúncio segue uma tendência global pilotada por grandes players, inclusive tradicionais do setor. Pesquisadores, incluindo da USP, se debruçam em analisar o impacto da humanização dos animais de estimação e, junto a isso, a migração das dietas industrializadas para as naturais em busca de longevidade para os animais.
Novas dietas
A formulação das novas dietas incorporou ingredientes funcionais com foco na saúde digestiva, metabólica e inflamatória dos animais. Entre as atualizações, está a inclusão da zeólita clinoptilolita – mineral que auxilia na absorção de nutrientes e na redução de toxinas gastrointestinais.
Também foram integrados prebióticos como frutooligossacarídeos (FOS), mannanoligossacarídeos (MOS) e galactooligossacarídeos (GOS) – que estimulam a atividade de bactérias benéficas no intestino, colaborando na saúde gastrointestinal, modulação imunológica e melhor absorção de nutrientes.
Outro avanço foi o ajuste na relação entre ômega-6 e ômega-3 para potencializar nas dietas uma ação anti-inflamatória, com benefícios para a saúde dérmica. Ainda foram incorporadas semente de chia e linhaça dourada, cujos impactos estão relacionados ao controle do peso corporal e à manutenção da saúde cardiovascular dos pets.
Tresca conta que foram meses de pesquisas para os aprimoramentos, a exemplo do uso combinado de zeólita clinoptilolita com prebióticos em dietas úmidas. “Trata-se de um avanço importante frente à prática comum do setor. O ajuste entre os ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 é uma das lacunas mais recorrentes nas formulações disponíveis no mercado. Muitas dietas comerciais para cães apresentam uma quantidade excessiva de ômega-6, o que pode favorecer processos inflamatórios. O reequilíbrio com ômega-3 tem efeito modulador e pode contribuir diretamente para a saúde sistêmica do animal”, explica.
Com as mudanças, a nova linha de dietas fica composta por Suíno com Abóbora, Frango com Cúrcuma, Sensitive, Sênior [com redução de fósforo], Menu da Estação e Light. As embalagens contam com um QR Code, por meio do qual é possível calcular a porção calórica diária recomendada para cada uma das dietas. Esse cálculo leva em consideração fatores como: quantidade calórica dos alimentos, perfil do cão (porte, idade, peso), nível de atividade, score corporal, se é castrado ou não, entre outros.
Gummies
Como parte da ampliação de portfólio, a startup lança seus primeiros suplementos naturais em formato de gummies — gomas mastigáveis com textura semelhante à de uma bala de gelatina. Desenvolvidas com colágeno hidrolisado tipo II e uma combinação de nutrientes funcionais (como glucosamina, condroitina, biotina, lisina, vitaminas do complexo B, A, E, zinco, manganês e aminoácidos essenciais), as fórmulas são livres de aditivos químicos e ultraprocessados.
Com apresentação em formato de petisco e dosagem prática — 1 goma por dia para cada 10 kg de peso corporal do cão —, as gummies chegam em duas versões: Pele & Pelo e Imuno & Gastro, ambas de uso diário e indicadas para cães de todos os portes, inclusive aqueles com sensibilidades alimentares.
A primeira (Pele & Pelo) tem foco na hidratação da pele, brilho da pelagem e suporte a quadros leves de dermatite. Rica em glicina e antioxidantes, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, além de auxiliar na prevenção e no tratamento de alergias. Já a segunda (Imuno & Gastro) conta com compostos como β-glucanas e mananooligossacarídeos (MOS), que funcionam como prebióticos e moduladores da resposta imune, fortalecendo a barreira intestinal e ajudando na recuperação de cães em períodos de estresse ou baixa imunidade.
Tanto as gummies quanto as dietas são destinadas a cães de diferentes raças e portes, exceto pela dieta sênior [baixo fósforo], específica para cães idosos. No entanto, Tresca orienta que tutores consultem um veterinário para garantir que a alimentação do pet esteja adequada às suas necessidades nutricionais específicas.
O executivo destaca que os resultados são visíveis em poucas semanas em função da sinergia entre os ativos naturais. No caso das dietas, entre 7 e 14 dias após a introdução já é possível observar digestão mais eficiente, consistência e diminuição de odores intestinais. Já após 30 dias, pelagem mais brilhante, além da redução de inflamações e alergias.
Os lançamentos estarão disponíveis no e-commerce (loja online e plano de assinatura) e pontos de venda físicos (PDVs) parceiros como clínicas veterinárias e pet shops especializados, a partir de 13 de agosto.
Serviço:
- Preço sugerido (sujeito à variação conforme canal e região)
. Dietas: entre R$ 24,50 e R$ 33,50 (embalagem de 300 gramas).
. Gummies: R$ 89,90 (30 gomas).
Planos de assinatura possuem valor personalizado.
- Data de lançamento: a partir do dia 13 de agosto.
- Canais de distribuição: e-commerce (loja online e modelo de assinatura) e pontos de venda físicos (PDVs) parceiros.
- Informações em: A Quinta / A Quinta (@aquinta.pet)
Sobre A Quinta Pet; foodtech brasileira de alimentação natural para cães. Em 2021, introduziu no mercado um novo sistema de envase em sachês, permitindo a distribuição de alimentos prontos e sem necessidade de refrigeração — solução que representou avanço logístico e de segurança alimentar frente aos modelos congelado e enlatado. O modelo contribuiu para ampliar o acesso à alimentação natural, até então restrita a nichos específicos. Em 2025, a empresa iniciou sua expansão internacional, começando por Portugal. Atualmente, atende mais de 1,2 mil tutores em seu plano de assinatura e está presente em aproximadamente 600 pontos de venda. A expectativa é quintuplicar o faturamento, saltando de R$ 5 milhões para R$ 25 milhões até dezembro deste ano. Parte superior do formulário
Informações adicionais para a imprensa:
A assessoria está disponível para fornecer:
- Descrição completa dos novos ingredientes e seus benefícios funcionais;
- Composição da nova linha de dietas: Suíno com Abóbora, Frango com Cúrcuma, Sensitive, Sênior, Menu da Estação e Light;
- Imagens dos lançamentos e do porta-voz da empresa.
Assessoria de Imprensa – A Quinta Pet
Upper PR Comunicação para Negócios
Taiane Luz – taiane.luz@upperpr.com.br | +55 11 95173-0154
Carolina Hernandez – carolina.hernandez@upperpr.com.br
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional