Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 se preparam para o primeiro dia de provas, que será realizado em 1.804 municípios por todo o país, abrangendo as 27 unidades da federação. A exceção fica para Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido à realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) na região.
É crucial que os participantes organizem seus materiais e ajustem seus horários para evitar imprevistos e garantir a chegada aos locais de prova antes das 13h.
Para ingressar na sala de aplicação, é imprescindível apresentar um documento oficial de identificação com foto, seja em formato físico ou digital. Prints de tela ou fotos dos documentos não serão aceitos. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital, que integra os dados de identificação e reduz a possibilidade de fraudes, é válida. Outros documentos aceitos incluem o e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a Carteira de identidade (RG), todos acessíveis através do aplicativo Gov.br ou CNH Digital Gov.br, previamente instalados no celular. Documentos para estrangeiros, conforme o Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados, também são aceitos.
Embora não seja obrigatório, recomenda-se levar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante, contendo número de inscrição, data, hora e local da prova, além de informações sobre atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.
A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Candidatos com atendimento especializado para transtorno do espectro autista podem utilizar caneta colorida para marcações no caderno de questões, mas o Cartão-Resposta deve ser preenchido exclusivamente com caneta de tinta preta.
Livros, manuais impressos e anotações não são permitidos e devem ser guardados no envelope porta-objetos, assim como óculos escuros, protetor auricular e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). Materiais de papelaria como lápis, lapiseira, borrachas, réguas e canetas de material não transparente também devem ser guardados. O envelope porta-objetos deve ser mantido lacrado e identificado sob o assento.
Lanches e medicamentos são permitidos, desde que sejam vistoriados pelo chefe de sala. Artigos religiosos também podem ser vistoriados pelo coordenador local.
É proibido portar armas (exceto nos casos previstos em lei, mediante apresentação da autorização), ingerir bebidas alcoólicas, fumar (inclusive cigarros eletrônicos) ou usar drogas ilícitas no local de provas. O uso de equipamentos eletrônicos, como relógios, celulares, tablets, calculadoras, fones de ouvido e quaisquer transmissores ou receptores de dados, é estritamente proibido e devem ser guardados desligados no envelope porta-objetos.
O candidato que se comunicar com pessoas que não sejam da equipe de aplicação a partir das 13 horas será eliminado. Não é permitido se ausentar da sala sem acompanhamento de um fiscal antes de duas horas do início das provas.
Após o fechamento dos portões, o uso do banheiro antes do início da prova ou durante a aplicação será acompanhado por um fiscal, seguido de um novo processo de identificação ao retornar à sala.
A retirada do caderno de questões é permitida apenas nos últimos 30 minutos da prova, ou seja, a partir das 18h30. O cartão-resposta e a folha de redação não podem ser levados em nenhuma hipótese.
As provas começam às 13h30 e terminam às 19h, seguindo o horário de Brasília. No primeiro dia, os participantes responderão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e farão a redação.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Jornal Imprensa Regional O Jornal Imprensa Regional é uma publicação dedicada a fornecer notícias e informações relevantes para a nossa comunidade local. Com um compromisso firme com o jornalismo ético e de qualidade, cobrimos uma ampla gama de tópicos, incluindo: