Encontro define prioridades no atendimento das farmácias da rede

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria Técnica de Suprimentos Farmacêuticos, realizou na quinta-feira, dia 1º de junho, e sexta-feira, 2, o 1º Encontro de Farmacêuticos no auditório do Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta, no Centro de Barueri.

O evento teve como objetivo definir algumas prioridades no atendimento à população (dispensação de medicamentos) nas farmácias da rede municipal de saúde de Barueri: 19 UBS (Unidades Básicas de Saúde), Pronto-Socorro “Maria de Lourdes Evangelista”, no Jardim Mutinga; Hospital de Retaguarda “Vanderson César de Almeida”, no Jardim Paulista; Farmácia Central (24h), e CAPS-AD II CRAD (Centro de Referência em Alcoolismo e Drogadição), no Centro.

O evento contou com a presença do secretário de Saúde, Milton Monti. Ficou marcado por ser o primeiro encontro presencial da nova coordenadora, Talita de Lisboa Salaviaw, com os responsáveis técnicos de todas as farmácias da rede municipal. “O nosso intuito é nos reunirmos mais vezes, visando o bom atendimento ao munícipe para que ele saia satisfeito da unidade, e atendido”, explicou Talita, acompanhada também por Jorge Luiz Maciel, diretor administrativo da Coordenadoria Técnica de Suprimentos Farmacêuticos.

Dispensação de medicamentos 

Só no ano passado, a Coordenadoria Técnica de Suprimentos Farmacêuticos somou 1.100.000 (um milhão e cem mil) atendimentos com receitas, dispensando 80 milhões de unidades de medicamentos à população.

A entrega do medicamento é feita mensalmente, de acordo com o período de tratamento estipulado pelo médico. A dispensa é válida, tanto para medicamento quanto para material fornecido a pacientes acamados, que precisam de cuidados em casa.

De acordo com a coordenadora Talita, o objetivo é administrar itens (medicamentos) para que não faltem e sejam entregues às pessoas. “É o nosso maior objetivo: otimizar a dispensa dessa medicação e fazer com que o paciente não precise ir várias vezes à unidade de saúde”.

Facilitar o atendimento

Exceto remédios controlados, toda medicação é fornecida nas unidades de saúde da rede. Visando facilitar para a população, a Coordenadoria Técnica de Suprimentos Farmacêuticos orienta o munícipe a retirar na UBS mais próxima à sua residência o medicamento prescrito pelo médico, seja de uso contínuo ou não, e material hospitalar. “Eu quero tirar o foco da Farmácia Central, que tem uma demanda muito grande, deixando o atendimento só para o paciente que precisa de um medicamento controlado; para quem sai do pronto-socorro na madrugada ou no final de semana em que as nossas unidades não funcionam”, explicou Talita.

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregio

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.