Agentesde IA
Durante o Agosto Lilás, Cotia apresenta projeto que adestra cães para auxiliar na proteção de mulheres vítimas de violência.
Durante o Agosto Lilás, Cotia apresenta projeto que adestra cães para auxiliar na proteção de mulheres vítimas de violência.

Em Cotia projeto treina cães para proteger mulheres

ANUNCIO COTIA/LATERAL

Que os cães são os melhores amigos do homem, isso é consenso. Mas nem todo mundo sabe que, se treinados corretamente, eles também se tornam protetores de mulheres vítimas de violência. Dentro da programação da Campanha Agosto Lilás [veja abaixo], a Prefeitura de Cotia trará apresentação de um projeto de adestramento voltado ao treinamento de cães para auxiliarem na proteção de mulheres vítimas de violência. A apresentação acontecerá às 16h30, em frente à Prefeitura.

O projeto ‘Cão Guia no Apoio a Mulheres Vítimas de Violência’ tem como embaixadora a Marcela Santa Rosa que foi vítima de um episódio de violência bastante traumático há quatro anos. Depois de pesquisar formas de voltar à rotina normal, sair à noite e fazer viagens com mais segurança, encontrou o adestrador Júlio Russo que treinou o seu cão, a Zuca, para protegê-la. Desde que passou a contar com a companhia do cão treinado, Marcela recuperou a sua autonomia e se sente protegida.

“Ela [Zuca] é sociável, mas está adestrada para, em situação de risco, fazer o trabalho que está treinada para fazer. Já me vi em situações em que, por estar com ela, o perigo foi afastado”, disse Marcela que precisou de tratamento psiquiátrico depois da violência, mas com o cão treinado teve um salto na recuperação. “A chegada da Zuca mudou e salvou a minha vida, isso foi percebido até no meu tratamento”, completou.

A participação do projeto na programação do Agosto Lilás foi idealizada pela secretária da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social, Solange Aroeira, e foi mediada pela Delegada Titular de Cotia, Mônica Gamboa, entusiasta deste trabalho.

“O Russo é um grande adestrador de cães. Ele prepara os animais para serem companhia e proteção de pessoas com deficiência também. Há casos de mulheres que sentiam medo de sair de casa, eram ameaçadas e recuperam a liberdade com a companhia de um cão treinado”, disse a delegada.

Mostra evidencia músicas misóginas e violentas

Quando composições musicais fazem apologia à violência, ao machismo, à objetificação da mulher elas precisam ser questionadas. Idealizada pela Secretaria da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social e sob curadoria de Lena Miramontes, a exposição ‘Mulher: sua trajetória de décadas contadas através das músicas’ poderá ser conferida no saguão da Prefeitura no dia 11/08. No acervo, composições famosas, antigas e atuais, que vão provocar reflexão sobre a nocividade de seus conteúdos.

Serviço

Agosto Lilás: Combate à Violência contra a Mulher

Programação completa:

  • 11/08/2025 – Segunda-feira
  • Das 13h30 às 19h

Evento: Palestra – Mulheres Protegidas, Sociedade Fortalecida

Tema: Mulheres Protegidas, Sociedade Fortalecida. “Quando o Amor Adoece e Vira Ameaça – Violência Psicológica, Stalking e a Urgência da Proteção” Lei Maria da Penha e a luta contra a violência doméstica e familiar

  • Palestras com profissionais da área jurídica e da segurança pública.
  • Roda de conversa com o público
  • Exposição ‘Mulher: sua trajetória de décadas contadas através das músicas’
  • 16h30 às 17h: apresentação projeto Cão Protetor para Mulheres Vítimas de Violência

Local: Auditório do Paço Municipal

Endereço: Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1.347, Jd. Nomura

  • 29/08/2025 – Sexta-feira
  • A partir das 10h

Evento: Encerramento do Agosto Lilás 2025 – Ação Conjunta com o Consórcio CIOESTE

Objetivo: Enfrentamento da violência com prioridade para as Mulheres Negras

Atividades:

  • Panfletagem informativa no local.
  • Haverá um espaço para divulgação e orientações referente a Violência Doméstica – Guardiã Maria da Penha.
  • Orientações sobre os sinais da violência doméstica e os serviços de apoio existentes

Local: Praça dos Romeiros – Caucaia do Alto

Endereço: Av. Roque Celestino Pires

 

 

Prefeitura de Cotia

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.