Durante o Agosto Lilás, Cotia apresenta projeto que adestra cães para auxiliar na proteção de mulheres vítimas de violência.
Durante o Agosto Lilás, Cotia apresenta projeto que adestra cães para auxiliar na proteção de mulheres vítimas de violência.

Em Cotia projeto treina cães para proteger mulheres

Que os cães são os melhores amigos do homem, isso é consenso. Mas nem todo mundo sabe que, se treinados corretamente, eles também se tornam protetores de mulheres vítimas de violência. Dentro da programação da Campanha Agosto Lilás [veja abaixo], a Prefeitura de Cotia trará apresentação de um projeto de adestramento voltado ao treinamento de cães para auxiliarem na proteção de mulheres vítimas de violência. A apresentação acontecerá às 16h30, em frente à Prefeitura.

O projeto ‘Cão Guia no Apoio a Mulheres Vítimas de Violência’ tem como embaixadora a Marcela Santa Rosa que foi vítima de um episódio de violência bastante traumático há quatro anos. Depois de pesquisar formas de voltar à rotina normal, sair à noite e fazer viagens com mais segurança, encontrou o adestrador Júlio Russo que treinou o seu cão, a Zuca, para protegê-la. Desde que passou a contar com a companhia do cão treinado, Marcela recuperou a sua autonomia e se sente protegida.

“Ela [Zuca] é sociável, mas está adestrada para, em situação de risco, fazer o trabalho que está treinada para fazer. Já me vi em situações em que, por estar com ela, o perigo foi afastado”, disse Marcela que precisou de tratamento psiquiátrico depois da violência, mas com o cão treinado teve um salto na recuperação. “A chegada da Zuca mudou e salvou a minha vida, isso foi percebido até no meu tratamento”, completou.

A participação do projeto na programação do Agosto Lilás foi idealizada pela secretária da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social, Solange Aroeira, e foi mediada pela Delegada Titular de Cotia, Mônica Gamboa, entusiasta deste trabalho.

“O Russo é um grande adestrador de cães. Ele prepara os animais para serem companhia e proteção de pessoas com deficiência também. Há casos de mulheres que sentiam medo de sair de casa, eram ameaçadas e recuperam a liberdade com a companhia de um cão treinado”, disse a delegada.

Mostra evidencia músicas misóginas e violentas

Quando composições musicais fazem apologia à violência, ao machismo, à objetificação da mulher elas precisam ser questionadas. Idealizada pela Secretaria da Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social e sob curadoria de Lena Miramontes, a exposição ‘Mulher: sua trajetória de décadas contadas através das músicas’ poderá ser conferida no saguão da Prefeitura no dia 11/08. No acervo, composições famosas, antigas e atuais, que vão provocar reflexão sobre a nocividade de seus conteúdos.

Serviço

Agosto Lilás: Combate à Violência contra a Mulher

Programação completa:

  • 11/08/2025 – Segunda-feira
  • Das 13h30 às 19h

Evento: Palestra – Mulheres Protegidas, Sociedade Fortalecida

Tema: Mulheres Protegidas, Sociedade Fortalecida. “Quando o Amor Adoece e Vira Ameaça – Violência Psicológica, Stalking e a Urgência da Proteção” Lei Maria da Penha e a luta contra a violência doméstica e familiar

  • Palestras com profissionais da área jurídica e da segurança pública.
  • Roda de conversa com o público
  • Exposição ‘Mulher: sua trajetória de décadas contadas através das músicas’
  • 16h30 às 17h: apresentação projeto Cão Protetor para Mulheres Vítimas de Violência

Local: Auditório do Paço Municipal

Endereço: Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1.347, Jd. Nomura

  • 29/08/2025 – Sexta-feira
  • A partir das 10h

Evento: Encerramento do Agosto Lilás 2025 – Ação Conjunta com o Consórcio CIOESTE

Objetivo: Enfrentamento da violência com prioridade para as Mulheres Negras

Atividades:

  • Panfletagem informativa no local.
  • Haverá um espaço para divulgação e orientações referente a Violência Doméstica – Guardiã Maria da Penha.
  • Orientações sobre os sinais da violência doméstica e os serviços de apoio existentes

Local: Praça dos Romeiros – Caucaia do Alto

Endereço: Av. Roque Celestino Pires

 

 

Prefeitura de Cotia

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

plugins premium WordPress