Dois esportistas osasquenses foram homenageados pela Câmara Municipal durante a 9ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira. Francisco Lairton Pinheiro, da equipe de futebol amador, Intermenck, e a lutadora de jiu-jitsu e fisiculturista, Carina Santi.
A Câmara reforçou, através das moções de aplauso e de reconhecimento, que o esporte tem um papel fundamental na solução de problemáticas sociais, colaborando com a formação de cidadãos.
“O Lairton faz um trabalho muito importante na região, ele atua incansavelmente na Zona Norte e eu tenho muito orgulho de tê-lo como amigo”, declarou Batista Comunidade (AVANTE), propositor da Moção de Aplauso para o esportista da Intermenck.
Presidente da Câmara Municipal, Carmônio Bastos (PODE), que já esteve à frente da Liga de Futebol Amador de Osasco (LFAO) e da Secretária de Esporte, ressaltou o papel desempenhado por Lairton Pinheiro.
“É um grande amigo, trabalhador incansável e eu conheço bem a sua trajetória. Sabemos que não é fácil cuidar de uma equipe de futebol amador e contribuir com os projetos sociais na região”, destacou Carmônio.
O homenageado agradeceu o apoio e reconhecimento da Câmara, especialmente em relação ao trabalho social que a equipe realiza na Zona Norte.
“Nós somos mais que uma equipe de futebol que se mantém na divisão especial do futebol amador. Nós mantemos as escolinhas de futebol e a escolinha de bateria. Com isso ajudamos a tirar as crianças da rua”, disse Lairton Pinheiro.
Mulher no Esporte
Carina Santi, atleta osasquense de jiu-jitsu e fisiculturista, foi homenageada através da Moção de Reconhecimento proposta por Juliana da AtivOz (PSOL).
A parlamentar ressaltou a importância de estimular e incentivar a participação das mulheres no esporte. Ela aproveitou o mês de março para homenagear mulheres que são destaques em diversas áreas de atuação.
“A Carina é atleta, mãe de dois filhos, empreendedora. Ela trabalha muito e coleciona títulos, já foi cinco vezes campeã brasileira, campeã sul-americana e panamericana, além de ter conquistado diversos títulos do circuito europeu. Ela leva o nome de Osasco para diversas partes do mundo e é um exemplo de pessoa”, evidenciou Juliana da AtivOz.
A atleta que, na segunda semana de março, disputará o Panamericano de Jiu-jitsu, em Miami, na Flórida, agradeceu o apoio e confirmou que leva o jiu-jitsu e o fisiculturismo muito à sério.
“Estou começando no fisiculturismo e estou trabalhando muito para também conquistar muitos títulos nesta modalidade”, ressaltou a atleta que há 15 anos dedica-se ao jiu-jitsu.
Ralfi Silva (REPUBLICANOS) e Délbio Teruel (UNIÃO BRASIL) falaram sobre a referência que Carina é para o esporte osasquense e comentaram sobre a importância de valorizar a participação feminina no esporte.
“Precisamos incentivar a participação das mulheres no esporte de alto nível. Nós estamos acompanhando o que acontece com o futebol feminino, com as mulheres que praticam artes marciais. As mulheres no esporte merecem competir em igualdade de condições”, comentou Délbio Teruel.
“Muito sucesso para você Carina, porque você faz um trabalho excepcional”, desejou Ralfi Silva.
Ex-secretário de esporte, Carmônio Bastos teve a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho de Carina Santi, beneficiária do Bolsa Atleta, e reforçou o papel que o parlamento desempenha no incentivo ao esporte.
“O Bolsa Atleta passou por esta Casa e nós lutamos para que as condições dos atletas melhorem ainda mais, porque o esporte faz diferença na vida das pessoas e eu pude acompanhar o trabalho da Carina”, explicou o presidente da Casa.
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional