O conjunto arquitetônico composto por dezenas de casas da Vila Operária do DAE, ao lado da Reserva Florestal do Morro Grande, acaba de ganhar um aliado para sua posteridade: o prefeito de Cotia, Welington Formiga, fez o tombamento provisório da Vila do DAE e, com isso, fica proibida qualquer intervenção nos imóveis que possam comprometer a sua integridade e, portanto, qualquer intervenção deve ser autorizada pela administração municipal.
O decreto foi assinado em um encontro em que o Chefe do Executivo Municipal realizou no último sábado (9/08), no pátio da UBS do Morro Grande, com movimentos culturais, sociais e ambientais, além de moradores, que lutam pela defesa da Vila do DAE. Recentemente, a luta contra a derrubada das casas ganhou apoio municipal e o compromisso da gestão da cidade de encontrar formas de barrar o projeto de derrubada do conjunto arquitetônico. Cerca de 10 casas chegaram a ser derrubadas pela Sabesp – responsável pelo local.
As antigas casas da Vila do DAE possuem relevante valor histórico, cultural e social para Cotia e são o testemunho do desenvolvimento da cidade. Os imóveis serviram aos antigos operários que participaram da construção de um dos mais importantes sistemas de abastecimento de água e saneamento básico da região metropolitana de São Paulo, localizado na Reserva Morro Grande.
Ao baixar o decreto de tombamento, a Prefeitura também considerou a necessidade de proteger os bens materiais, mas, sobretudo, guardar a região de pressões urbanísticas e risco de descaracterização local que pode, entre outros, causar impactos ambientais. O artigo 26 da Constituição Federal define o tombamento como uma das formas de proteção do patrimônio cultural brasileiro, e, o artigo 5º, inciso II, da Lei municipal 2.351/2024 (Plano Municipal de Cultura), aponta diretrizes para valorização e preservação do patrimônio material e imaterial da cidade como prerrogativas da gestão pública.
Com a proteção dos imóveis, a gestão municipal caminha para a construção de um projeto de ecoturismo, em parceria com o governo estadual, com vistas à preservação e uso sustentável de trechos da Reserva do Morro Grande. A Prefeitura também apoia a inclusão da Reserva Florestal no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e seguirá buscando apoio governamental para a conquista do tombamento da Vila do DAE pelo IPHAN/CONDEPHAAT.
Prefeitura de Cotia
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional