Catia Maciel

Como elogiar alguém sem se relacionar ao corpo e ao peso

Fomos acostumados a elogiar o outro pela aparência física e na maioria das vezes relacionado à perda de peso. “Nossa como você emagreceu, como você está bonita” são elogios ouvidos por quem de alguma forma emagrece. O problema é que você não sabe o motivo que a pessoa perdeu peso.

Eu por exemplo sei bem o que isso significa no auge do meu tratamento de câncer (leia coluna do mês passado) uma amiga virou para mim e falou “nossa , pelo menos você emagreceu, está ótima” gente a última coisa que eu queria ouvir era isso. Oi??? Tudo bem estar com câncer desde que você esteja magra?

Às vezes a perda de peso não foi intencional,  pode ter sido por questões de saúde, um câncer (como no meu caso), uma depressão ou qualquer outra doença  e a pessoa não se sente nenhum pouco feliz com o “elogio”.

Você pode ainda reforçar crenças de que a pessoa só é feliz, bem sucedida e bonita se for magra, o que não é verdade  e assim desencadear insegurança, uso abusivos de medicamentos, transtornos alimentares entre outros.

Ah Cátia quer dizer que não posso mais elogiar? Você pode sim, aliás, as pesquisas já apontam que elogiar faz bem tanto para quem elogia quanto para quem recebe o elogio. Valorizar as conquistas dos outros é muito importante, mas seja atento  e tenha empatia com o outro.

Que tal da próxima vez que for elogiar alguém usar um desses elogios:
1. Sua presença me deixa muito feliz;
2.  Você me inspira a ser uma pessoa melhor;
3. Você é uma ótima ouvinte;
4. Amo a forma como você trata as pessoas.

Sobre Cátia Maciel:
Cátia Maciel, Baiana, Assistente Social, Nutricionista Especializada em Transtornos Alimentares pela USP. Descobriu um câncer de mama em 2021 aos 47 anos, e atualmente atende de forma gratuita pacientes em tratamento do câncer de mama dando orientações sobre alimentação especialmente na fase da quimioterapia, além de dividir com essas pacientes sua história.

Contato:
Instaram: @catiarmaciel
E-mail: catiamaciel@gmail.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.