De repente, o climatério e a menopausa chegam. Embora seja uma fase natural caracterizada por mudanças hormonais, essas mudanças provocam uma variedade de sintomas físicos e emocionais. Nesse período, não são apenas os hormônios que declinam, mas nossa estabilidade emocional começa a fugir do controle devido essas alterações. Melancolia, medo, ansiedade, irritabilidade e baixa autoestima são apenas alguns dos desafios diários que enfrentamos. O metabolismo se torna mais lento, e cabelos, unhas e pele ficam mais fragilizados, enquanto a balança sem misericórdia, registra os quilos que vêm com essa nova fase. Para muitas mulheres, essa fase é marcada por doenças e uma enorme insegurança quanto ao futuro.
É válido lembrar que uma boa alimentação e atividade física tornam esse período mais leve. Algumas mulheres, que vivem um estilo de vida saudável e não sentem nada nessa transição. Nesse período, é importante o acompanhamento com o clínico e ginecologista para cuidar da saúde física, e, às vezes, é necessário um acompanhamento psicológico também. Uma mulher em sofrimento emocional não consegue administrar os conflitos familiares e o que era simples, antes dessa fase, se torna algo muito maior, influenciando diretamente no convívio familiar. Existem casos mais críticos que terminam em divórcios, pelo fato dos casais não saberem gerenciar os conflitos que surgem nesse processo.
Eu, como mulher e Secretária da Mulher e da Família, ampliei meu olhar também para esse período, pois sei a relevância que ele tem, principalmente depois de comprovar que 49% das mulheres do PML estão nessa fase.
Neste mês de junho, finalizaremos a 9ª Edição do Programa Parnaíba Mais Leve, um programa que trabalha corpo e mente saudáveis. Durante 90 dias, as mulheres recebem atendimento multiprofissional com médicos, nutricionistas, instrutores físicos e, se necessário, atenção psicológica. A cada 15 dias, participam de palestras de autoconhecimento para que haja uma mudança de mentalidade. Nas datas dessas palestras, entregamos um kit feira saudável com frutas, legumes, e ovos como proteína, no intuito de incentivar uma alimentação saudável.
Com todo esse cuidado, o resultado é inquestionável. Elas realmente estão driblando esse período, voltando a emagrecer, e outras conseguindo manter o peso ideal. Nossas munícipes estão entendendo que esse período pode ser encarado com mais leveza e que envelhecer é maravilhoso se tivermos a informação correta.
Tenho o privilégio de ouvir alguns depoimentos e isso nutre minha alma. É maravilhoso poder contribuir de maneira tão precisa com o desenvolvimento humano. O mais interessante é que, além da saúde mental e física, elas também têm descoberto habilidades que estavam escondidas e mesmo com os desafios desse período, elas estão saindo da zona de conforto, voltando a trabalhar, empreender, sonhar e realizar. Esse é o meu maior propósito: transformar vidas e construir uma sociedade mais justa.
Selma Cezar