CCBB BH foi o museu mais visitado na América Latina

CCBB é o único museu da América Latina entre mais visitados do mundo

A marca do Banco do Brasil relacionada à cultura ganhou espaço no cenário internacional com destaque na pesquisa Art Newspaper’s Visitor Figures, a maior autoridade sobre a frequência de museus de arte em todo o mundo. O ranking que elenca as 100 instituições mais visitadas em 2023 acaba de ser publicado e traz o CCBB Belo Horizonte na 41ª posição e o CCBB RJ na 46ª colocação. Nossos Centros Culturais são os únicos representantes da América Latina na lista. Veja a matéria completa (em inglês): The 100 most popular art museums in the world—blockbusters, bots and bounce-backs (theartnewspaper.com).

Museu CCBB Rio de Janeiro

O resultado positivo foi impulsionado pelo sucesso da exposição “OSGEMEOS – Nossos Segredos”, que recebeu 833.310 visitantes no Rio, além de atrair mais de 500 mil visitantes em BH. Em Belo Horizonte, a mostra “Studio Drift – Vida em Coisas” também foi peça fundamental para o sucesso de público em 2023, sendo a 4ª exposição mais popular da história do CCBB BH, totalizando mais de 256 mil visitantes.

Para Marcelo Mendonça, gerente executivo da Diretoria de Marketing e Comunicação do BB.

“Este resultado reflete a relevância dos CCBBs para a promoção e democratização da cultura. Estar tantos anos seguidos neste ranking mostra ainda a aceitação e a preferência do público pelos nossos Centros Culturais. São mais de três décadas de investimentos, ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, CCBB educativo, música e ideias”.

Desde  2011, os CCBBs estão presentes no ranking desta que é uma das mais importantes publicações mundiais no campo das artes.  Além do público geral dos museus, os CCBBs também foram destaque na publicação no Ranking Anual das mostras de arte mais visitadas do Planeta. Com dezenas de indicações, como: O Mundo Mágico de Escher, Impressionismo, Yayoi Kusama, O Triunfo da Cor, Ai WeiWei e DreamWorks. Desde 2020, a publicação inglesa não apresentou a lista das exposições de arte mais visitadas do mundo em razão da Pandemia.

Investimento em Cultura

O primeiro Centro Cultural Banco do Brasil foi inaugurado em 12 de outubro de 1984 no Rio de Janeiro e marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Nos anos 2000, mais três sedes foram criadas, em Brasília (2000), São Paulo (2001) e Belo Horizonte (2013). E em março de 2024, foi assinado o compromisso de criação de mais uma unidade, o CCBB Salvador (BA).

CCBB DE BH

“Vivemos um cenário em que o setor criativo é um importante formador de inovação econômica e social, com grande potencial para a geração de empregos e de fomento à economia”, afirma Tarciana Medeiros​, presidenta do Banco do Brasil. Ela destaca que os Centros Culturais do BB sempre figuram nas listas de aparelhos culturais mais visitados do Mundo. “Com este acordo que será celebrado no dia 22, o BB chega a mais um ponto turístico e cultural brasileiro. Estamos contribuindo para que a produção cultural e o acesso à programação sejam ampliados e democratizados, com a expertise de quem tem mais de 30 anos de atuação neste setor importante”. A presidenta avalia também que o CCBB Salvador reforça o compromisso do BB com a cultura: “Com a abertura de Salvador, o Banco do Brasil reafirma sua confiança na cultura como instrumento de transformação social, sempre tornando os CCBBs instrumentos que contribuem para divulgar manifestações artísticas dos mais diversos matizes culturais espalhadas pelo país”.

Os Centro Culturais são importantes instrumentos de rejuvenescimento constante da marca Banco do Brasil e de sua base de clientes, por sua estreita conexão com o público jovem e pela formação permanente de plateias. São espaços que materializam as diretrizes culturais do BB, de oferecer espaço a artistas e manifestações culturais que merecem maior representatividade no cenário nacional. Isso tudo sem deixar de apoiar grandes personalidades de nossa cultura.

“Queremos tirar a cultura de um pedestal e aproximá-la do público, tornando-a simples, relevante e acessível a todos. Por isso, ampliamos a conexão com a cultura pra que ela esteja presente na vida das pessoas”, explica Paula Sayão​, diretora de Marketing e Comunicação do BB. Ela diz que o BB tem promovido o acesso às produções culturais nacionais e internacionais, através de um enfoque direto e inclusivo, que provoca identificação e representatividade. “Ao fazer da cultura algo essencial e parte do cotidiano das pessoas, conseguimos transformar o Brasil e os brasileiros, transformando a sociedade”, complementa. Ela ainda diz que quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a diversidade das manifestações culturais e a inovação. “Queremos um CCBB sempre acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: para tudo o que você imaginar”, complementa a diretora.

 

BB apoia cultura cada vez mais acessível

O movimento de expansão dos CCBBs e da pauta cultural pelo BB deu um passo no último edital de Patrocínios Centro Cultural Banco do Brasil 2023/2025, que estabeleceu um eixo curatorial pautado em projetos que sejam inclusivos, reafirmem as nossas origens e ancestralidade, narrativas regionais e o pensamento decolonial. O intuito era garantir que houvesse projetos que contemplassem todas as regiões do país. Foram selecionados 137 projetos entre os mais de 6 mil inscritos. A atuação conjunta com o ministério da cultura potencializou a descentralização geográfica da origem dos projetos selecionados. As regiões Norte e Nordeste têm maior percentual de projetos selecionados do que de inscritos, o que garante maior diversidade e inclusão de todas as manifestações artísticas do país.

Os projetos começaram a rodar pelos quatro centros culturais do BB – no Rio, em Brasília, São Paulo e BH – a partir do segundo semestre de 2023, garantindo uma programação diversificada e inclusiva. Em 2023, o Banco do Brasil investiu mais de R$ 50 milhões na programação cultural dos CCBBs, sendo R$ 14,7 milhões via Lei de Incentivo à Cultura. No período, os CCBBs foram palco de 251 iniciativas culturais, com mais de 3,7 milhões de visitantes, número 20% maior que o do ano anterior.

Confira a programação completa do CCBB em ccbb.com.br.

 

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