A campanha “Mogi Livre de Trabalho Infantil” se encerra esta semana com uma capacitação para profissionais que atuam no sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente. Com o tema “O Trabalho Infantil e as Ações Estratégicas de Enfrentamento para sua Erradicação”, 120 profissionais recebem nesta quinta (29) e sexta-feira (30) a qualificação ministrada por Marisabel Luchesi, assistente social especialista em políticas e práticas de Assistência Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social.
Considerando a necessidade de capacitação contínua daqueles que atuam diretamente no combate ao trabalho infantil, a Secretaria Municipal de Assistência Social promove este encontro de capacitação para formar novos multiplicadores no combate ao trabalho infantil. “Esse não é um tema somente para a secretaria ou para os técnicos da educação, ao ver uma criança em situação de trabalho infantil todos nós devemos agir,” disse a vice-prefeita Priscila Yamagami na abertura dos trabalhos.
Para a secretária de Assistência Social, Celeste Gomes Xavier, a reflexão sobre o tema é importante para encontrar alternativas de proteção às crianças e adolescentes. “Historicamente e até culturalmente, muitos ainda têm a ideia que o trabalho pode ser útil, ensinar responsabilidade e habilidades, e nisso podemos concordar, o que não podemos concordar é que não haja regras para isso, o trabalho para o adolescente tem que ser protegido, com regras claras e legais”, lembrou Celeste.
Nos dois dias de capacitação, um total de 120 profissionais das áreas da assistência social, educação, conselheiros tutelares, membros do conselho dos direitos da criança e do adolescente e do conselho de assistência social, recebem a qualificação na Escola de Empreendedorismo e Inovação.
Balanço
A Campanha “Mogi Livre de Trabalho Infantil” foi conduzida ao longo de todo o mês pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Mogi das Cruzes, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, em alusão ao 12 de junho, que é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
Durante o mês de junho foram realizadas diversas atividades no município, como caminhadas, ações de conscientização, afixação de faixas aéreas em locais de grande circulação de pessoas e distribuição de mais de 10 mil materiais informativos lúdicos. Centenas de pessoas foram mobilizadas nas ações de conscientização e mais de 2 mil abordagens orientativas foram realizadas.
As ações foram intensificadas em junho, mas elas ocorrem o ano todo, com mobilização social, sensibilização e conscientização da temática de enfrentamento e combate ao trabalho infantil.
O grande objetivo da campanha Mogi Livre de Trabalho Infantil é sensibilizar e conscientiza a população acerca dos prejuízos causados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes quando submetidos ao trabalho. A ação também faz ampla divulgação dos canais de denúncia e dúvidas, bem como dos serviços públicos municipais que atendem e acompanham os casos identificados.
Mais informações sobre ações de combate ao trabalho infantil podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Assistência Social, que é o 4798-6920.
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregio