A Câmara Municipal de Osasco aprovou, na tarde desta quinta-feira, durante a 47ª Sessão Ordinária, a Moção de Apoio nº 414/2025, de autoria da vereadora Elsa Oliveira (Podemos), referente à Campanha Setembro Amarelo. O slogan deste ano é “Se precisar, peça ajuda!”, incentivando pessoas em sofrimento a buscarem apoio.
Instituída no Brasil em 2015, a campanha é realizada em parceria com o Conselho Federal de Medicina, a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Ministério da Saúde.
“Muitos vereadores trazem esse tema aqui com frequência. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida. No Brasil, a média é de 38 mortes por suicídio por dia”, alertou Elsa Oliveira.
Dados do Censo 2022, divulgados pelo IBGE, apontam que o suicídio é uma das principais causas de morte entre jovens de 15 a 34 anos.
O psicólogo e vereador Heber do JuntOZ (PT) destacou na Tribuna que a depressão é a principal causa do suicídio e ressaltou que muitos casos apresentam sinais de arrependimento.
“Quando falamos sobre adolescentes, há uso de remédios e, muitas vezes, as pessoas se arrependem, mas pode ser tarde. Em 2019, a Lei Federal nº 13.935 determinou que o Poder Público ofereça apoio psicológico por meio de equipes multidisciplinares. Infelizmente, segundo dados de 2023, apenas 85 escolas no Brasil contam com esse profissional. Precisamos formar uma geração com psicólogo dentro da escola.”
O vereador Paulo Júnior (PRD) lembrou que, em legislatura anterior, indicou ao Executivo a necessidade de psicólogos nas escolas.
“Sabemos que há custos, mas precisamos implementar a lei, porque salvaríamos milhares de adolescentes. É urgente ficar atento ao comportamento das pessoas. A depressão é o mal do século e tem levado centenas à morte.”
O vereador Laércio Mendonça (PDT) reforçou a importância da união em torno da causa e lembrou que recentemente a Câmara aprovou, e o prefeito Gerson Pessoa sancionou, a Lei nº 5.401/2025, que institui a Semana da Saúde Mental do Servidor Público.
“Falar do Setembro Amarelo é falar de uma causa que precisa da união de todos. É necessário falar sobre isso.”
Para obter apoio em casos de depressão, é possível contatar o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 188, ou buscar ajuda nos serviços públicos de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Câmara Municipal de Osasco
Fonte: Ana Rodrigues (Assessoria de Comunicação)
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional