Imagina proporcionar qualidade de vida para um animalzinho por meio de um objeto que você mesmo criou? Essa oportunidade foi dada a Caracol, cadelinha paraplégica de apenas seis meses que vive na Unidade Básica de Saúde Animal (Ubasa) de São Vicente, no Centro, e foi presenteada com uma cadeirinha de rodas para auxiliar em sua locomoção.
O equipamento foi desenvolvido pelo agente de combate a endemias, Adilson Chagas dos Santos.
“A ideia partiu da Dra. Fabíola (médica-veterinária), que me perguntou se eu poderia elaborar uma cadeirinha para a Caracol e, prontamente, eu abracei a causa”, comentou.
O agente de endemias explicou que, pelo fato da Caracol ser muito pequena, a cadeira teria que ser feita com um material leve.
“Em um belo dia, utilizei algumas peças de barraca de praia e reciclei-as para confeccionar a cadeirinha”. Esse material originou o equipamento para a pequena Caracol, que agora tem a autonomia de ir e vir com muito mais facilidade. “Como ela está crescendo, eu já estou com a ideia de fazer uma nova, maior e mais reforçada”, ressaltou.
Má formação congênita – A médica-veterinária Juliana Martins Aguiar relembrou o dia em que Caracol chegou à Ubasa.
“Ela estava abandonada dentro de uma caixa, deitada e toda enroladinha. Por isso a batizamos com esse nome. No exame físico, percebemos que ela estava com miíase (larvas)”. Além disso, a veterinária explicou que os profissionais perceberam a dificuldade que ela tinha para andar. “Ela foi tratada e encaminhada ao Raio-X. Por meio do exame, foi constatada uma má formação congênita. Então, pedimos ajuda para o Adilson, que confeccionou uma cadeira de rodas para ela”.
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional