G1

Aeroporto de congonhas adota reconhecimento facial para reforçar segurança

O Aeroporto de Congonhas, um dos pontos de maior fluxo de pessoas na capital paulista, agora conta com 20 câmeras integradas ao programa Smart Sampa, da Prefeitura de São Paulo. A iniciativa, que utiliza reconhecimento facial e análise de imagens em tempo real, visa intensificar a segurança no local.

As câmeras foram estrategicamente posicionadas em áreas cruciais do aeroporto, como os setores de embarque e desembarque, bem como nas calçadas externas. A implantação eleva o número total de câmeras de segurança em Congonhas para 650.

O anúncio da integração foi feito pelo prefeito da cidade, que tem destacado o Smart Sampa como uma das principais ações de sua administração. De acordo com a prefeitura, o programa, que já conta com mais de 40 mil câmeras distribuídas pela cidade, tem contribuído significativamente para a segurança pública. Os dados oficiais apontam que o Smart Sampa auxiliou na localização de mais de 2,2 mil foragidos da Justiça, na prisão em flagrante de mais de 3.400 indivíduos e na localização de 119 pessoas desaparecidas.

Durante o evento em Congonhas, o prefeito explicou os critérios utilizados para a instalação das câmeras, priorizando locais com grande circulação de pessoas e altos índices de criminalidade. Ele também mencionou a expansão do programa para outras áreas da cidade, incluindo regiões consideradas mais vulneráveis.

A implementação do Smart Sampa, no entanto, não está isenta de críticas. Um estudo recente apontou que o programa “vigia, mas não protege” o cidadão, não demonstrando um impacto significativo na redução de furtos, roubos ou homicídios após a instalação do sistema. O estudo também não identificou um aumento na produtividade policial, medida pelo número de prisões em flagrante ou cumprimento de mandados judiciais.

Fonte: g1.globo.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.