Barueri
Marcia Nunes

A Confiança é estrela-guia de nossas escolhas e ações

A confiança é um tema fundamental nas relações humanas e desempenha um papel essencial em diversos aspectos da vida, como nos relacionamentos pessoais, nas relações familiares, nos negócios e na sociedade como um todo. É um componente chave para o estabelecimento de vínculos duradouros e saudáveis ​​entre indivíduos e instituições.

Nossas relações mais significativas, por mais estreitas que sejam, precisam e merecem de uma ajuda para se consolidar ou se manter. Um de nossos vínculos mais fortes e importantes é, justamente, a confiança. Existem poucas dimensões psicológicas tão vitais, nutritivas e, ao mesmo tempo, tão complexas quanto ela.

A construção da confiança baseia-se em diversos fatores, como a consistência entre palavras e ações, a transparência, a honestidade, a competência, a integridade e a empatia. Quando confiamos em alguém, nos sentimos à vontade para sermos nós mesmos, expressarmos nossos pensamentos e sentimentos mais íntimos e compartilharmos informações pessoais, sabendo que serão tratados com respeito e confidencialidade.

Além das relações interpessoais, a confiança é crucial para o funcionamento de instituições e organizações. Os negócios dependem da confiança dos consumidores, investidores e parceiros comerciais para prosperarem. Da mesma forma, a confiança nas instituições governamentais é essencial para a estabilidade social e política.

Autoconfiança
É acreditar no próprio potencial. Ela traz um sentimento de convicção quanto à própria capacidade de sucesso, independentemente dos contextos e das situações externas. Ela permite decidir e depois agir com coragem e determinação.

Confiança Dada
É acreditar no outro, lhe dar oportunidade de responder à altura das expectativas e encorajar a alcançar resultados. Esta confiança é relacionada às características da relação e não se limita às competências técnicas.

Confiança Recebida
É sentir que os outros acreditam em você e no seu potencial de alcançar resultados. Ela também é relacionada às características da relação e não se limita às competências técnicas.

Imagine se você precisasse visitar a cozinha antes de se sentar para comer em qualquer restaurante que vai. Ou se tivesse que ver o diploma de cada médico que o trata.

A confiança, então, reside de forma implícita em toda atividade que realizamos em nosso cotidiano, já parou para pensar nisso?

Entrar em um táxi implica confiar no motorista. Votar em algum candidato implica acreditar que o alvo de seu voto é capaz de representar seus ideais. Delegar sua determinação significa administrar a confiança.

Dessa forma, pode-se entender como a confiança afeta e é afetada por todas as áreas de nossas vidas de forma bastante significativa.

Por exemplo: é muito difícil ser confiante no trabalho quando se atravessa um momento complicado na vida pessoal, como um divórcio ou uma perda familiar; é difícil também ser confiante na vida pessoal quando se está em uma situação delicada no trabalho, como uma demissão iminente por conta de resultados insuficientes.

Quando a confiança vem a faltar…
1. Uma organização sem forte marca de confiança perde sua atratividade e vê cair o engajamento em suas equipes;
2. Um dirigente que não implementa a confiança em sua empresa, perde a oportunidade de conquistar boas performances;
3. Um gerente que não gera confiança na equipe, faz com que seus colaboradores desconfiem de sua gestão e não façam o trabalho;
4. Uma pessoa sem autoconfiança se deixará guiar por seus medos e não por suas necessidades.

Em resumo, a confiança é um elemento vital para a construção de relacionamentos saudáveis ​​e para o bom funcionamento da sociedade. Ela envolve acreditar que outros indivíduos ou instituições serão honestos, encorajarão e agirão em nosso melhor interesse. No entanto, a confiança é frágil e pode ser facilmente abalada.

Reflexão: O quanto a Confiança é importante na sua vida pessoal e profissional? Eu gostaria muito conhecer sua história.

Sobre Marcia Nunes:

Fundadora da Power Minds Brasil, trabalhou por mais de 20 anos com gestão e desenvolvimento de pessoas de equipes, em várias empresas no Brasil e no Chile. Master Analista Comportamental, Especialista em Gestão da Confiança, Trainer em Inteligência Emocional e Relacional, Comunicação não Violenta, Organização Pessoal e Palestrante. Ajudando empresários e líderes desenvolverem seus potenciais de comunicação e comportamento, para que transmitam credibilidade e confiança na gestão de suas equipes e entrega de resultados.

Tendemos enquanto seres humanos a atribuir a culpa a todo externo e raramente nos posicionamos em prol de nossos movimentos de vida, carreira e negócio. A grande tendência do mercado foi e sempre será a mudança. Esta é praticamente a única certeza que temos. E o que você enquanto empresário tem feito em prol disso? A atualização constante de novas habilidades crescerá exponencialmente. Da mesma forma como a aplicabilidade delas e dos seus conhecimentos. O seu negócio é importante, porém o que você coloca em prática é o que faz a diferença. Conte comigo nesse Jornada de Autoconhecimento.

Instagram – @powermindsbrasil e @marcianunes_oficial
Contato – Celular – (11) 99368-3149
Whatsapp – (11) 4558-7872
E-mail – contato@powermindsbrasil.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.