A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã de terça-feira, com o objetivo de desmantelar um esquema de lavagem de dinheiro operado por uma facção criminosa. A ação, conduzida pela PF de São José do Rio Preto, cumpriu oito mandados de busca e apreensão em diferentes cidades de três estados do país.
A investigação teve início após a identificação de movimentações financeiras atípicas, que levantaram suspeitas sobre a origem dos recursos. Segundo apurado, a organização criminosa movimentou aproximadamente R$ 45 milhões de forma ilícita.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São José do Rio Preto, no interior paulista, Manicoré e Humaitá, no estado do Amazonas, e Cruz, no Ceará. Os investigados poderão ser indiciados por crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, caso as suspeitas sejam confirmadas ao longo do processo.
A investigação revelou que o grupo criminoso utilizava contas bancárias de empresas registradas em nome de “laranjas” para ocultar a origem ilegal do dinheiro. Acredita-se que os recursos sejam provenientes de atividades como tráfico de drogas, contrabando, descaminho e extração ilegal de ouro.
A operação representa um duro golpe contra a organização criminosa e visa desarticular o esquema de lavagem de dinheiro, impedindo que os recursos ilícitos sejam reinvestidos em novas atividades criminosas. A Polícia Federal continua as investigações para identificar outros envolvidos e determinar a extensão total dos crimes cometidos. Os materiais apreendidos durante a operação serão analisados e poderão fornecer novas pistas para o prosseguimento das investigações.
Fonte: g1.globo.com
Jornal Imprensa Regional O Jornal Imprensa Regional é uma publicação dedicada a fornecer notícias e informações relevantes para a nossa comunidade local. Com um compromisso firme com o jornalismo ético e de qualidade, cobrimos uma ampla gama de tópicos, incluindo: