Ygor Daniel Zago, conhecido como “Hulk” e apontado como traficante internacional de drogas com ligações ao Primeiro Comando da Capital (PCC), foi detido em Portugal na última sexta-feira, dia 14. A prisão ocorreu em um condomínio de luxo na cidade de Cascais e também envolveu sua esposa, Fernanda Ferrari Zago.
A Polícia Judiciária de Portugal confirmou a detenção do casal nesta segunda-feira, dia 17. Em comunicado, a assessoria de imprensa do órgão informou que ambos foram presentes a um juiz, que determinou a prisão preventiva enquanto aguardam o processo de extradição para o Brasil.
No Brasil, o casal enfrenta acusações de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção ativa. Ygor e Fernanda também são investigados por suspeitas de envolvimento em um esquema de fraude de combustíveis, que consiste na adição de metanol ao produto.
A investigação contra o casal é conduzida pela polícia de São Paulo, com o apoio do Ministério Público (MP) estadual. Recentemente, os órgãos solicitaram a inclusão dos nomes e fotos dos dois na lista de procurados da Interpol, a polícia internacional. As buscas pelo casal contaram com o apoio da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF).
O Ministério Público informou, também por meio de nota, que acompanha, através dos meios formais de cooperação jurídica internacional, a prisão de dois dos denunciados na operação ‘Boyle’ em Portugal. Segundo o MP, os trâmites para uma eventual extradição dependem dos meios de colaboração entre os países e seguem com acompanhamento para o regular trâmite do processo já em curso.
Além do caso do casal, a investigação aponta para o envolvimento de outros cinco grupos criminosos em um esquema de lavagem de dinheiro do PCC por meio de postos de combustíveis. A investigação cita 19 nomes de postos supostamente ligados à facção criminosa.
Fonte: g1.globo.com
Jornal Imprensa Regional O Jornal Imprensa Regional é uma publicação dedicada a fornecer notícias e informações relevantes para a nossa comunidade local. Com um compromisso firme com o jornalismo ético e de qualidade, cobrimos uma ampla gama de tópicos, incluindo: