© Divulgação/Apple TV+ / Rolling Stone Brasil

Cinemateca de curitiba exibe mostras de spike lee, redford e cinema tcheco

A Cinemateca de Curitiba preparou uma programação especial para o mês de novembro, oferecendo ao público quatro mostras de cinema com entrada gratuita. As exibições celebram grandes nomes da sétima arte e movimentos cinematográficos marcantes.

Em tributo ao ator e diretor Robert Redford, falecido em setembro aos 89 anos, a Cinemateca apresenta uma mostra com alguns de seus filmes mais emblemáticos. A homenagem tem início nesta quinta-feira, com a exibição de “Todos os Homens do Presidente”, e se estende até domingo.

Entre os dias 13 e 16 de novembro, os amantes da cultura oriental poderão desfrutar da mostra de cinema japonês. A seleção inclui três longas-metragens contemporâneos, além da exibição do clássico “Era Uma Vez em Tóquio”, do renomado diretor Yasujiro Ozu, lançado originalmente em 1953.

O mês da Consciência Negra será celebrado de 19 a 23 de novembro com uma mostra dedicada ao trabalho de Spike Lee. Serão exibidos cinco filmes do diretor, incluindo obras aclamadas como “Faça a Coisa Certa” e “Malcolm X”.

Para encerrar a programação, a Cinemateca apresenta uma seleção de filmes da Tchecoslováquia da década de 60, período anterior à divisão do país em República Tcheca e Eslováquia. A mostra oferece um panorama da vanguarda cinematográfica do antigo país europeu, com cinco filmes que antecederam a Primavera de Praga. Entre eles, destaca-se o longa “Trens Estreitamente Vigiados”, de Jiří Menzel, que conquistou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1968.

A Cinemateca de Curitiba, um dos espaços culturais mais tradicionais do país, completou 50 anos em 2025 e celebra essa importante marca com mostras especiais ao longo do ano. Detalhes completos da programação podem ser encontrados no site fundacaoculturaldecuritiba.com.br.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.