Nova Ponte Guilherme de Almeida, em Barueri, atinge marco histórico com o “beijo” da estrutura que une os dois lados da obra.
Nova Ponte Guilherme de Almeida, em Barueri, atinge marco histórico com o “beijo” da estrutura que une os dois lados da obra.

ViaOeste realiza marco histórico nas obras da Ponte Guilherme de Almeida

As obras da nova Ponte Guilherme de Almeida sobre o Rio Tietê, em Barueri, realizadas pela ViaOeste, alcançaram na última quinta-feira (23) mais um marco histórico com a concretagem da aduela de fechamento do vão central no sentido capital (leste). A atividade simbolizou o chamado “beijo” da estrutura, momento em que os dois lados da ponte se encontram e formam o tabuleiro principal.

Essa etapa representou um avanço importante na execução das obras de implantação das pistas marginais da Rodovia Castello Branco (SP-280), no trecho entre os km 22 e 27. O “beijo” do lado Oeste já havia ocorrido no mês de agosto, consolidando a primeira frente da ponte. Agora, com a concretagem no sentido Leste, as duas estruturas passaram a ter seus tabuleiros principais completamente fechados, restando apenas as aduelas dos vãos adjacentes. As próximas etapas contemplam a construção de guarda-rodas, pavimentação, sinalização e iluminação, com previsão de conclusão para o início de 2026.

A intervenção é conduzida pela ViaOeste com supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Ao todo, já foram executadas 65 aduelas no sentido Oeste e 58 no sentido Leste. Cada uma das pontes será composta por 69 aduelas, incluindo peças de partida e fechamento. O fechamento dos vãos centrais é uma das etapas mais complexas da obra, pois envolve alto grau de precisão técnica e construtiva.

Com essa etapa, a ponte avançou para se consolidar como o segundo maior vão em balanço sucessivo da América Latina, reforçando a relevância do empreendimento para a mobilidade da região metropolitana de São Paulo.

Implantação das marginais da Castello Branco

As obras de duplicação das vias marginais da Rodovia Castello Branco (SP-280) fazem parte de um amplo projeto de infraestrutura da ViaOeste, em conjunto com a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que visa ampliar a capacidade viária da rodovia, especialmente em trechos de grande fluxo.

Essas atividades são indispensáveis para o avanço das obras que integram o projeto de modernização dos trevos de Alphaville e de Barueri. A iniciativa contempla também a ampliação das marginais da rodovia, com foco na melhoria do acesso e na fluidez do trânsito, beneficiando importantes vias da região, como a Alameda Rio Negro, Avenida Tamboré e Estrada da Aldeinha.

Com um investimento de R$ 1 bilhão, o projeto promete melhorar de forma significativa a interligação entre a capital paulista e os municípios da região, promovendo avanços estruturais que contribuirão diretamente para a mobilidade urbana, o crescimento econômico e a qualidade de vida de milhares de pessoas que circulam diariamente pelo trecho.

Movimento Afaste-se

A ViaOeste também reforça a campanha Movimento Afaste-se, que orienta os motoristas a mudarem de faixa sempre que possível e seguro ao se aproximarem de atendimentos no acostamento. Caso não seja viável, recomenda-se reduzir a velocidade em até 40 km/h abaixo do limite da via, contribuindo para a segurança dos profissionais que atuam nas rodovias.

A concessionária agradece a compreensão dos usuários pelos eventuais transtornos e destaca que as obras são fundamentais para garantir infraestrutura de qualidade, fluidez no tráfego e mais segurança para todos

 

ViaOeste

Foto: Comunicação ViaOeste

 

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