Museu de Arte Sacra de SP apresenta em Aparecida a mostra itinerante com 60 réplicas de obras sacras feitas em 3D e policromia.
Museu de Arte Sacra de SP apresenta em Aparecida a mostra itinerante com 60 réplicas de obras sacras feitas em 3D e policromia.

Museu de Arte Sacra de SP leva exposição itinerante a Aparecida

O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, leva ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a partir desta sexta-feira (3), a exposição “MAS Itinerante – Arte Sacra para Ver e Sentir”. A mostra reúne 60 réplicas fiéis de esculturas e obras sacras do acervo do museu, produzidas com escaneamento de alta resolução e impressão 3D em ABS, finalizadas com policromia manual que preserva a estética e a riqueza de detalhes das peças originais.

“Trazer essa exposição para o Santuário de Aparecida, justamente no mês da Padroeira do Brasil, é uma forma de aproximar milhões de devotos e visitantes da arte sacra. Essa ação mostra, na prática, o compromisso do Governo de São Paulo em ampliar o acesso ao patrimônio cultural e religioso, fazendo com que ele esteja cada vez mais presente e conectado com a vida das pessoas”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Organizada em quatro grandes eixos, a exposição reúne peças que evidenciam diferentes tradições e períodos da história da arte sacra: a arte religiosa popular, marcada pela devoção e pela tradição dos santeiros; as paulistinhas e os nós de pinho, esculturas típicas da cultura paulista com influências indígenas e africanas; o barroco brasileiro, com sua riqueza e diversidade do século XVIII e XIX; e a imaginária paulista do século XVII, representada por esculturas em barro e terracota que marcaram os primeiros séculos da colonização.

Um dos grandes destaques da exposição é seu caráter inclusivo: as réplicas foram concebidas para serem tocadas, proporcionando contato sensorial com a iconografia sacra. Além disso, a mostra conta com legendas em braile e QR Codes com audiodescrição, recursos que permitem a pessoas com deficiência visual ou auditiva experimentarem as obras de forma inédita e imersiva. A curadoria considerou públicos diversos, fazendo com que a experiência da arte sacra vá além da contemplação visual, promovendo diálogo entre fé, cultura e memória, e ampliando a forma como o público se conecta com esse patrimônio.

O projeto já percorreu diversas cidades do interior paulista, como Barretos, Pirapora do Bom Jesus, Leme, Bragança Paulista, São Pedro, Santo Antônio do Jardim, Presidente Prudente, São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Iguape, Socorro, Sumaré, Rio Claro, Bastos, Itu e Olímpia. Entre 2025 e 2026, a exposição ainda passará por Guaratinguetá, Itaquaquecetuba e Brotas. Em São Paulo, também esteve em espaços e eventos de grande relevância, como a OSESP, ALESP, ExpoCatólica, Revelando SP, Museu da Inclusão, Encontro Mundial da Deficiência Visual, Salão de Artes Pinheiros e Feira Reatech.

Serviço Exposição: MAS Itinerante – Arte Sacra para Ver e Sentir 

Abertura ao público geral: 3 de outubro de 2025
Horários de visitação do público geral: Segunda a sexta: 9h às 15h30 (bilheteria) Visitação até 17h
Sábados: 8h às 16h30 (bilheteria) | Visitação até 18h
Domingos: 7h às 15h30 (bilheteria) | Visitação até 17h
Local: Circuito de Visitação – Galeria Norte Endereço: Av. Dr. Júlio Prestes, s/n – Ponte Alta, Aparecida/SP
Entrada: Para informações sobre aquisição de ingressos e gratuidades acesse https://santuarioingressos.com.br/produto/lista

 

 

Fonte: Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo

Foto: Agência SP

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.