A Prefeitura de Mogi Guaçu, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SPDU), realizou na quinta-feira, 6 de junho, a 6ª Conferência Municipal da Cidade. Com o tema Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social, o evento aconteceu no Teatro Tupec do Centro Cultural, no Jardim Camargo.
A Conferência contou com a presença do prefeito Rodrigo Falsetti, do vice-prefeito Major Marcos Tuckumantel e do secretário da SPDU, Eduardo Manfrin Schimidt. Também compareceram o representante do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de São Paulo (CREA-SP), Rodrigo Bucci Zorzetto, os vereadores Natalino Tony Silva e Adriano da Guarda, o Adriano Batatinha, além de autoridades, secretários municipais e público.
Rodrigo Falsetti destacou a importância da 6ª Conferência Municipal da Cidade, pois trata-se de um movimento para discutir coletivamente sobre temas para o desenvolvimento ordenado, justo e sustentável de Mogi Guaçu. “A partir de agora, começaremos a construir de mãos juntas as diferentes ideias, o futuro que desejamos para a nossa cidade. Por isso, temos trabalhado para enfrentar os diversos desafios característicos de municípios que cresceram rapidamente sem que tivessem, infelizmente, uma retaguarda pronta e eficiente por parte do Poder Público”, falou.
O chefe do Executivo lembrou que a última conferência na cidade foi realizada em 2013 e aproveitou para lembrar as melhorias de mobilidade e infraestrutura urbana que Mogi Guaçu recebeu nos últimos três anos e meio de sua gestão, como, por exemplo, a recuperação da malha viária de 150 ruas e avenidas, assim como as novas infraestrutura em quase 20 vias do município, assim como a regularização dos núcleos de moradias irregulares com apoio do Estado de São Paulo, em especial, à recente regularização dos lotes da Vila Esperança, em Martinho Prado.
O prefeito ressaltou ainda a entrega da primeira creche para os moradores da região do Jardim Guaçu Mirim, obra que ficou parada por mais de 10 anos, e que, agora, está pronta e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dos Ypês, uma das obras inacabadas mais antigas do Estado de São Paulo, que teve o primeiro módulo finalizado no final do ano passado e já se encontra em pleno funcionamento. “Essa Conferência trata sobre isso. Do debate para solucionar as áreas de habitação, mobilidade, tecnologia, infraestrutura e sustentabilidade e de uma cidade que seja ativa em seus serviços, sendo cada vez melhor para o cidadão”, disse.
Conferência
A 6ª Conferência Municipal da Cidade teve o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de São Paulo (CREA-SP) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). O evento teve palestras e debates de questões fundamentais do desenvolvimento urbano divididos em cinco Eixos Temáticos: Urbanismo e Habitação; Infraestrutura e Mobilidade; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Cidades Inteligentes; e Governança e Participação Social.
Durante o encontro, três palestras foram ministradas, sendo a primeira Sobre Habitação e Urbanismo + Cidades Inteligentes, com Wilson Levy e Carlos Leite. Depois, o tema apresentado foi Sobre Infraestrutura, com o engenheiro civil Abner Rodrigo Toledo Maria. E por último, a palestra Sobre Gestão de Riscos e Desastres: Uma Governança Estratégia Necessária dentro da Gestão Municipal e Regional, com o geólogo Ronaldo Malheiros Figueira.
Neste dia, também, foi feita a eleição dos Delegados e Delegadas que representarão Mogi Guaçu na Conferência Estadual. Foram eleitos 13 delegados e seus suplentes, conforme lista abaixo.
Suplente
Secretaria de Comunicação de Mogi Guaçu
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional