O deputado Maurici (PT) foi escolhido, na tarde desta terça-feira (18), para presidir os trabalhos da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no próximo biênio. O parlamentar contará com o apoio do deputado Gil Diniz (PL), eleito como vice-presidente. A decisão, tomada de forma unânime pelos membros do grupo, ocorreu em uma reunião especial convocada com esta finalidade.
Apesar de estarem em campos opostos ideologicamente, os dois eleitos fazem coro para afirmar que esta é a oportunidade de estreitar relações com o mundo e fazer disso uma ponte para o desenvolvimento de todos os municípios paulistas.
“Vamos aproximar essa relação entre as representações internacionais e os municípios paulistas porque é ali que esses investimentos se fazem mais importantes. O Governo do Estado tem as suas ferramentas para desenvolver essas relações com outros países, mas os 645 municípios paulistas não necessariamente têm a mesma condição. Nesse sentido, a Comissão de Relações Internacionais da Alesp assume uma importância ainda maior, de buscar com outras nações interesses comuns”, confirma Maurici.
Diálogo
Sobre os frequentes embates entre as legendas do presidente e do vice no Plenário da Casa, o petista reforça que isso será algo positivo nos trabalhos da Comissão. “É da natureza do Parlamento o diálogo entre os diferentes. Esse diálogo nem sempre é fácil. Muitas vezes, a maneira de você contribuir é fazendo oposição. O importante é que depois, ao final do embate, haja uma síntese em comum acordo e é isso o que a gente busca”, comenta o presidente.
Convergência
O vice-presidente, Gil Diniz, já mostra que o discurso está afinado quando o assunto for os trabalhos da Comissão. “[A escolha de um representante do PT e outro do PL] é um sinal de convergência de ideias para defender o povo de São Paulo. A expectativa é das melhores e a nossa busca é por ajudar da melhor maneira possível no andamento dos trabalhos”, garante.
O deputado reforça o interesse em ajudar na busca por investimentos estrangeiros aos municípios. “Vários países querem investir no Brasil, e mais especificamente em São Paulo. Então, o fato de termos aqui uma comissão voltada a esse tema é de extrema importância, até para ajudar o Executivo na busca por investimentos, empregos e geração de renda. Vamos trabalhar na aproximação dessas comunidades internacionais com o Parlamento, para que elas conheçam mais profundamente a Alesp. Assim, podemos trazer resultados na prática”, comenta o parlamentar.
Aproximação
A Comissão tem o papel de gerar ações e formular proposições sobre as relações internacionais da Casa, aproximando a população paulista com os povos e culturas ao redor do planeta. O grupo trabalha ainda para apoiar iniciativas que promovam entendimentos e intercâmbios com outros países, estabelecendo relações que visem ao fortalecimento do desenvolvimento econômico de São Paulo.
A Comissão ainda acompanha o cumprimento de tratados, convenções e acordos internacionais no âmbito do Estado e desenvolve estudos, debates e pesquisas relativos à preservação da história, memória e influências culturais das nações.
Confira os membros da CRI:
Maurici (PT/PCdoB/PV) – Presidente (Substituto: Luiz Claudio Marcolino)
Gil Diniz (PL) – Vice-presidente (Substituto: Lucas Bove)
Thiago Auricchio – PL (Substituto: Carlos Cezar)
Paulo Fiorilo – PT/PCdoB/PV (Substituta: Thainara Faria)
Maria Lúcia Amary – PSDB/Cidadania (Substituto: Mauro Bragato)
Barros Munhoz – PSDB/Cidadania (Substituta: Carla Morando)
Rui Alves – Republicanos (Substituto: Sebastião Santos)
Milton Leite Filho – União Brasil (Substituta: Solange Freitas)
Itamar Borges – MDB (Substituto: Jorge Caruso)
Paulo Correa Jr – PSD (Substituto: Oseias de Madureira)
Marcio Nakashima – PDT
ALESP
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregio