A cada edição do Projeto Kart Terapia, Cotia se consolida como referência regional em atividades que promovem o bem-estar, a socialização, estímulos, cuidado e novas experiências para pessoas com deficiência e neuroversidades. Primeira cidade no Brasil a instituir uma Secretaria de Neurodiversidade, Cotia realizou a terceira edição do projeto, nos dias 29 e 30/08/2025, em Caucaia do Alto, proporcionando momentos de muita integração para quase cem participantes.
Resultado de uma parceria com o piloto Gene Fireball, o Projeto Kart Terapia oportuniza a vivência em corridas de kart, por meio de karts adaptados e que podem, inclusive, receber cadeirantes. Entre os participantes da terceira edição estiveram nove moradores do Pequeno Cotolengo, muitos deles, cadeirantes. A cuidadora Bella Lima, que acompanhou os assistidos, falou da importância do projeto.
“É um projeto muito bem-vindo, estes passeios são muito importantes pra eles [assistido], eles saem, se divertem. Eles voltam muito felizes porque veem gente diferente, conversam é muito positivo”, disse Bella.
O prefeito Welington Formiga, entusiasta do projeto, fez questão de prestigiar mais esta edição.
“Este projeto demonstra o carinho e cuidado que temos com uma parte da sociedade que, muitas vezes, é esquecida pelo poder público. Estamos dando voz e lugar para todos. Agradeço a parceria com o Gene e agradeço a confiança das famílias cotianas neste projeto”, disse o prefeito.
A Silvia, mãe do pequeno Lucas, de oito anos, foi uma das primeiras a chegar no projeto, na sexta-feira (29/08). O filho estava bem ansioso e a mãe não escondia a alegria.
“O projeto é muito importante, é como uma terapia mesmo e ajuda no desenvolvimento dele. Cada um que tiver a oportunidade de participar, vai ser muito positivo”, disse. “Ele [Lucas] topou participar, mas hoje está um pouco nervoso, mas vale a tentativa”, completou.
Gene Fireball, idealizador do projeto, recepciona e pilota os karts com muita atenção e respeito aos participantes.
“Esse projeto foi Deus que abriu no meu coração, ele leva alegria. Agradeço ao prefeito e sua equipe por apoiarem e trabalharem para acontecer”, disse. “Eu gosto de velocidade, mas, hoje, ando a dez km por hora por estas pessoas”, concluiu.
Prefeitura de Cotia
Fotos: Juliano Barbosa
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional