O Brasil celebra um marco importante em sua economia com a taxa de desemprego caindo para 5,4% no trimestre encerrado em outubro. Este é o menor índice desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2012, sinalizando uma recuperação notável no mercado de trabalho.
A pesquisa também revelou recordes no número de pessoas empregadas com carteira assinada e no rendimento médio do trabalhador, indicando uma melhora generalizada nas condições de trabalho.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira, apresenta dados detalhados sobre a situação do emprego no país. A taxa de desemprego, que era de 5,6% no trimestre anterior (encerrado em setembro) e 6,2% no mesmo período de 2024, demonstra uma tendência consistente de queda.
O número de desocupados atingiu o menor contingente da série histórica, com 5,910 milhões de pessoas. Houve uma redução de 11,8%, representando menos 788 mil pessoas procurando emprego em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. O total de ocupados com carteira assinada alcançou a marca de 39,182 milhões, estabelecendo um novo recorde.
Outro ponto positivo é o aumento do rendimento médio do trabalhador, que atingiu R$ 3.528, o maior valor já registrado na série histórica do IBGE.
A pesquisa do IBGE analisa o mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais, considerando todas as formas de ocupação, como empregos com ou sem carteira assinada, trabalhos temporários e atividades por conta própria. Apenas as pessoas que procuraram emprego nos 30 dias anteriores à pesquisa são consideradas desocupadas. O levantamento abrange 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.
Este anúncio ocorre um dia após a divulgação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que acompanha apenas os empregados com carteira assinada. O Caged apontou um saldo positivo de 85,1 mil vagas formais em outubro e um balanço positivo de 1,35 milhão de postos com carteira assinada nos últimos 12 meses.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Jornal Imprensa Regional O Jornal Imprensa Regional é uma publicação dedicada a fornecer notícias e informações relevantes para a nossa comunidade local. Com um compromisso firme com o jornalismo ético e de qualidade, cobrimos uma ampla gama de tópicos, incluindo: