Empresa Motiva promove treinamentos e parcerias com hospitais e prontos-socorros para ampliar segurança e salvar vidas.
Empresa Motiva promove treinamentos e parcerias com hospitais e prontos-socorros para ampliar segurança e salvar vidas.

Sorocabana amplia treinamentos que salvam vidas

A Sorocabana, uma empresa Motiva, vem investindo fortemente em treinamentos voltados à qualificação de suas equipes e também na integração com hospitais, Santa Casas e prontos-socorros da região. O objetivo é único: salvar vidas por meio de uma assistência cada vez mais ágil, resolutiva, humanizada e segura no atendimento às vítimas de ocorrências registradas nas rodovias sob sua gestão.

No dia 30 de julho, por exemplo, em parceria com o Corpo de Bombeiros, foi realizado um curso de aperfeiçoamento em atendimento de emergência para 37 profissionais da Santa Casa de São Roque – uma das principais receptoras de pacientes transferidos das rodovias. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e integrantes da GCM participaram de práticas realísticas de trauma e suporte avançado de vida em casos de parada cardiorrespiratória. Essa iniciativa reforça a importância da integração entre o atendimento pré-hospitalar (APH) e o intra-hospitalar, reduzindo mortes e sequelas e fortalecendo o preparo dos profissionais de saúde da região.

Na sequência, no último final de semana ( 30 e 31/08), médicos e enfermeiros da própria concessionária participaram do treinamento “Práticas Avançadas”, que reuniu mais de 70 profissionais em São Roque. Com cenários simulados e manequins de alta fidelidade, foram desenvolvidas técnicas de controle de hemorragias, estabilização hemodinâmica, manejo de via aérea difícil, acesso intraósseo, cricotireoidostomia, toracocentese, entre outros procedimentos. Além do aprimoramento técnico, a capacitação destacou a utilização de equipamentos modernos, como torniquetes de última geração e curativos hemostáticos, que aliados ao conhecimento especializado ampliam as chances de sobrevida das vítimas em situações críticas.

Outro diferencial do trabalho da concessionária Sorocabana é a preparação específica para ocorrências envolvendo veículos híbridos e elétricos. Nessas situações, as equipes contam com protocolos exclusivos e equipamentos especiais – como luvas com proteção elétrica, tapetes de isolamento e câmeras termográficas – que garantem a segurança dos socorristas e aumentam a eficiência dos atendimentos.

Cada treinamento realizado fortalece a rede de cuidado que integra profissionais da concessionária com hospitais parceiros, prontos-socorros municipais, Corpo de Bombeiros, SAMU e demais órgãos de emergência. Segundo a coordenadora médica de resgate da Sorocabana, Dra. Gisele Marochi, investir em capacitação e tecnologia deve ser visto como uma estratégia de alto impacto em saúde: “cada recurso aplicado em inovação retorna em vidas salvas, redução de sequelas e menor tempo de internação hospitalar. Essa é uma forma concreta de transformar tecnologia em qualidade assistencial e segurança para o paciente”.

 

 

Somente em 2024, já foram mais de 160 profissionais capacitados em diferentes treinamentos realizados em São Roque e Sorocaba, além das ações de integração com hospitais e unidades de pronto-socorro. O compromisso da Sorocabana é manter esse ciclo contínuo de aprendizado, garantindo que cada vez mais profissionais estejam preparados para atuar em situações críticas, onde cada segundo é determinante.

Postos SAU: apoio completo e gratuito para os motoristas nas rodovias da Sorocabana
Distribuídos estrategicamente ao longo do trecho, os 14 Postos de Atendimento ao Usuário (SAUs) da Sorocabana funcionam 24 horas por dia e oferecem estrutura completa e gratuita para o conforto e segurança dos motoristas. Cada unidade conta com banheiros com acessibilidade, fraldário, área de descanso, água potável, estacionamento, wi-fi gratuito e totens de autoatendimento para contato direto com o Centro de Controle Operacional (CCO). Os SAUs estão sempre prontos para receber quem precisa de apoio durante a viagem.

Confira os locais onde estão instalados os postos SAU (Serviço de Atendimento ao Cliente):

  • SAU1 – SP-280, Km 57 – pista sentido leste – São Roque
  • SAU2 – SP-075, Km 08 – pista sentido sul – Sorocaba
  • SAU3 – SP-270, Km 35 – pista sentido oeste – Cotia
  • SAU4 – SP-270, Km 77 – pista sentido oeste – Alumínio
  • SAU5 – SP-270, Km 102 – pista sentido oeste – Sorocaba
  • SAU6 – SP-250, Km 67 – pista sentido oeste – Ibiúna
  • SAU7 – SP-250, Km 103 – pista sentido leste – Piedade
  • SAU8 – SP-250, Km 141 – pista sentido oeste – Pilar do Sul
  • SAU9 – SP-250, Km 163 – pista sentido leste – São Miguel Arcanjo
  • SAU10 – SP-264, Km 119 – pista sentido sul – Salto de Pirapora
  • SAU11 – SP-079, Km 112 – pista sentido sul – Piedade
  • SAU12 – SP-079, Km 136 – pista sentido norte – Piedade
  • SAU13 – SP-079, Km 171 – pista sentido sul – Tapiraí
  • SAU14 – SP-079, Km 199 – pista sentido sul – Juquiá

 

 

Assessoria de Comunicação da Sorocabana

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

plugins premium WordPress