Combater práticas racistas e promover a igualdade racial estão entre os principais objetivos da Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Prefeitura de Osasco. O órgão é responsável por assegurar os direitos das populações negra, indígena, imigrante, refugiada e de comunidades tradicionais por meio de políticas públicas.
A Seppir também desempenha um papel fundamental na articulação de ações para fomentar o letramento racial e difundir práticas antirracistas no município. Entre os serviços disponibilizados à população, destaca-se o Centro de Referência de Direitos Humanos e Combate ao Racismo (CRDH), que oferece acolhimento a vítimas de racismo, xenofobia e intolerância religiosa.
Imigrantes e refugiados que escolhem Osasco como novo lar podem contar com atendimento especializado e orientações para regularização de documentos. Além disso, a população em geral pode registrar denúncias de casos de racismo, xenofobia e intolerância religiosa diretamente na secretaria, localizada na Rua Eloy Cândido Lopes, 189 – Centro, Osasco.
O Disque 100 (Direitos Humanos) é um serviço gratuito, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, que desde 2015 recebe denúncias de crimes relacionados ao racismo.
Centro de Referência de Direitos Humanos e Combate ao Racismo (CRDH)
Rua Eloy Cândido Lopes, 189 – Centro, Osasco
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional