Seminário em Osasco reúne municípios do CIOESTE para discutir educação especial.
Seminário em Osasco reúne municípios do CIOESTE para discutir educação especial.

Seminário Intermunicipal de Educação Especial em Osasco

WhatsApp Image 2026-06-03 at 18.50.32

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, realizará nesta quinta-feira, 25 de setembro, no Teatro Municipal Glória Giglio, o I Seminário Intermunicipal de Educação Especial, que reunirá representantes dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE): Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Ibiúna, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

 

 

O evento acontecerá em dois períodos, manhã e tarde, e terá como objetivo promover a troca de experiências entre os municípios, valorizar as práticas exitosas das redes municipais de ensino e ampliar as perspectivas de uma educação cada vez mais inclusiva.

O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, destacou os investimentos realizados na rede municipal de ensino:

“Temos trabalhado para que nossas escolas sejam espaços cada vez mais inclusivos, modernos e preparados para atender a todos os alunos, com a aquisição de material adaptados, novas salas de recursos especializados e formação continuada. Investir em educação é acreditar em um futuro mais justo e com igualdade de oportunidades”, afirmou.

Na abertura, os participantes acompanharão a palestra da Mestra Professora Elenice Procópio, intitulada:

“Professores Regentes e Professores do AEE: Uma Integração Necessária para a Educação Inclusiva”. A programação inclui ainda apresentações culturais e o compartilhamento de projetos pedagógicos que vêm transformando o cotidiano escolar em diversas cidades.

Para o secretário de Educação, José Toste Borges, o seminário representa um marco para a região.

“A educação inclusiva é um compromisso que precisa ser assumido coletivamente. Este encontro mostra que, quando unimos forças e valorizamos nossos docentes e profissionais da educação, conseguimos oferecer um ensino de qualidade para todos os estudantes, sem exceções”, completou.

No período da manhã, as unidades escolares da cidade apresentarão práticas exitosas que envolvem o uso de tecnologias assistivas, mediações pedagógicas inovadoras e projetos de equoterapia e hidroterapia voltados à inclusão.

Os profissionais da educação dos municípios do CIOESTE apresentarão suas experiências destacando, como diferentes realidades locais podem contribuir para a construção de uma educação sem barreiras.

O Seminário de Educação Especial reforçará os investimentos realizados pela atual gestão, que têm fortalecido a Rede Municipal de Ensino de Osasco, com foco na inclusão, na valorização dos profissionais da educação e na ampliação de projetos que asseguram equidade e qualidade no atendimento aos estudantes.

Serviços:

I Seminário de Educação Especial

Data: 25/9/25

Horário: 7h30 às 12h30 e das 13h às 17h30

Local: Teatro Municipal Glória Giglio (Av. dos Autonomistas, n° 1533 – Vila Osasco – SP)

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO

Texto: Kelly Cerqueira
Fotos: Ivan Cruz

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional