Prefeitura de Barueri recebe prêmio Embaixador MIL na USP, destacando políticas de inovação, tecnologia e inclusão social.
Prefeitura de Barueri recebe prêmio Embaixador MIL na USP, destacando políticas de inovação, tecnologia e inclusão social.

Secretário de Barueri recebe prêmio Embaixador MIL na USP

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Inovação e Tecnologia, participou na manhã do dia 12 de agosto, do Painel 1 – Políticas Públicas e Desafios da Educação da Alfabetização Midiática em Tempos de Inovação e Inteligência Artificial, realizado na Universidade de São Paulo (USP), como parte do II Encontro Internacional das Cidades Inteligentes às Cidades MIL. 

 

 

Durante o evento, o secretário municipal do SIT, Jonatas Randal, foi homenageado com o prêmio “Embaixador Espaços Urbanos MIL (Media and Information Literacy)”, concedido em reconhecimento pela atuação do SIT e pelas contribuições da pasta no desenvolvimento de políticas públicas que integram inovação, tecnologia e inclusão social. 

Esta homenagem foi concedida pelos professores doutores Felipe Chibás-Ortiz, Mitsuru Yanaze e Marilene Proença, organizadores do encontro, cujo objetivo central foi destacar a importância de políticas públicas intersetoriais voltadas à alfabetização midiática e informacional (AMI). 

O prêmio valoriza o trabalho da Secretaria no programa “Das Cidades Inteligentes às Cidades MIL: Inovação, Inteligência Artificial, Planeta e Sociedade”

Reflexão sobre o futuro das cidades 

Em preparação para o evento, o secretário participou previamente do webinar “O Futuro das Cidades”, a convite da socióloga e pesquisadora Valéria Fujii Barros, especialista em gestão urbana. 

Na ocasião, foi instigado a refletir sobre “viver em uma cidade que une inovação, inteligência artificial, inclusão social e sustentabilidade”. A discussão antecipou os temas abordados no encontro internacional. 

Saiba mais 

Debate sobre o papel do Estado e da sociedade  

Durante o Painel 1, Randal compôs a mesa ao lado de Luiz Felipe Garcia Rodriguez, Thiago Hipólito, Dr. Thomas Law, Ana Paula Kagueyama e do mediador Prof. Dr. Felipe Chibás-Ortiz. 

O debate teve como foco a promoção da AMI a partir de uma perspectiva integrada, envolvendo o Estado, instituições educacionais, sociedade civil e plataformas tecnológicas, com base nos pilares da UNESCO para as Cidades MIL: Cultura, Competência Midiática e Governança Informacional. 

Barueri como referência em inovação com foco humano 

Em sua fala, o secretário destacou a importância de investimentos estratégicos na gestão pública voltados à inovação com foco no cidadão: 

“É fundamental que haja incentivos e investimentos consistentes na administração pública. Barueri tem atuado sistematicamente para atender com agilidade e inovação às demandas dos cidadãos. Como sempre nos orienta a atual gestão municipal, é essencial preservar o trato humanizado em todas as ações de interesse público.” 

Lançamentos e atividades paralelas 

Além dos painéis temáticos, o evento contou com o lançamento do livro “Cidades MIL: Desafios e soluções para o desenvolvimento sustentável na era da Inovação e da Inteligência Artificial”, organizado por Felipe Chibás-Ortiz, Marilene Proença, Rita de Cássia de Castro e Júlio César Suzuki. Também foi inaugurada a exposição de histórias em quadrinhos “A Graça das Cidades MIL”, de autoria do Prof. Dr. Dorinho Bastos.

 

Prefeitura de Barueri

Crédito das fotos: Weslley Antonio/SIT Barueri

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

plugins premium WordPress