Neste Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) alerta sobre a importância do reconhecimento rápido dos sintomas e da prevenção. De janeiro de 2023 a agosto deste ano, o Estado realizou mais de 1,2 milhão de atendimentos ambulatoriais e hospitalares relacionados à doença.
“A maior parte da população não reconhece os sinais do AVC. A cada dez casos, nove poderiam ser prevenidos com a adoção de medidas de estilo de vida saudável”, explica Rodrigo de Paiva Bezerra, neurologista da rede estadual.
Dados da Pasta apontam que, em 2023, foram registrados cerca de 402 mil atendimentos ambulatoriais e 56 mil hospitalares. Em 2024, os números subiram, respectivamente, para 412 mil e 57 mil. Já de janeiro a agosto deste ano, foram 272 mil atendimentos ambulatoriais e 36 mil hospitalares.
Estilo de vida
O estilo de vida moderno tem contribuído para o aumento de casos, em razão de hábitos sedentários. A prevenção passa pelo controle da pressão arterial e do diabetes, de uma alimentação saudável, atividade física e de uma boa qualidade do sono.
“O tema da campanha mundial deste ano reforça um recado simples e muito importante: cada minuto conta. Esteja atento a qualquer mudança súbita, uma dor de cabeça intensa, dificuldade para falar ou dormência sem explicação. O reconhecimento dos sintomas é essencial para que o paciente procure ajuda médica imediata. Isso pode mudar o desfecho do atendimento”, conclui o neurologista.
Sinais de alerta e o que fazer
Os principais sintomas do AVC incluem:
- fraqueza ou dormência em um lado do corpo;
- dificuldade para falar ou compreender;
- desvio da boca;
- perda súbita de visão ou equilíbrio.
Em caso de suspeita, a orientação é anotar o horário do início dos sintomas e direcionar o paciente à unidade de saúde mais próxima. Outra dica importante é evitar o consumo de medicamentos por conta própria.
Prevenção:
- monitore a pressão arterial;
- pratique atividades físicas regularmente;
- mantenha o controle do diabetes;
- tenha uma boa qualidade do sono e em caso de ronco e apneia, procure orientação médica;
- evite excesso de bebidas alcoólicas;
- faça check-up regularmente.
Fonte: Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo
Foto: Divulgação/Governo de SP
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional
Jornal Imprensa Regional O Jornal Imprensa Regional é uma publicação dedicada a fornecer notícias e informações relevantes para a nossa comunidade local. Com um compromisso firme com o jornalismo ético e de qualidade, cobrimos uma ampla gama de tópicos, incluindo: