© Fickr/Ana Elisa Ribeiro

São luís celebra o reggae com festival inédito e gratuito

São Luís, a Capital Nacional do Reggae, será palco neste fim de semana da primeira edição do Festival Ilha do Reggae. O evento promete reunir atrações musicais de peso, tanto nacionais quanto internacionais, em uma celebração da cultura e da resistência afrodescendente, elementos intrínsecos ao ritmo jamaicano.

A iniciativa visa fortalecer o intercâmbio cultural entre o Brasil e a Jamaica, países com fortes laços históricos e musicais. O festival, promovido pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, busca consolidar São Luís como um ponto de encontro global para os amantes do reggae.

O projeto surgiu após uma visita oficial do Ministro do Turismo da Jamaica no ano passado, culminando na assinatura de um memorando de entendimento entre os dois países, com foco no turismo sustentável e no fortalecimento do intercâmbio cultural.

O reggae encontrou um terreno fértil no Maranhão a partir da década de 1970, especialmente em São Luís. Acredita-se que as ondas de rádio do Caribe ou marinheiros trazendo discos ao porto tenham introduzido o gênero na cidade. O ritmo se enraizou na cultura local, ganhando características únicas e originais.

Entre as mais de 50 atrações confirmadas, destacam-se nomes como Honey Boy e Sly Foxx, ambos da Jamaica, além de Burning Spear, Israel Vibration, KY-Mani Marley, Tribo de Jah, Edson Gomes, Planta e Raiz, Célia Sampaio e Núbia.

O festival não se limita à música, mas celebra a identidade do povo maranhense, que se apropriou do reggae, reinterpretando-o de forma única. O evento valoriza a forma particular como o reggae é vivenciado em São Luís, com sua dança característica “agarradinho”, os famosos “paredões” de som e o talento dos artistas locais.

A Arena Jamaica Brasileira, instalada na Passarela do Samba, no Centro Histórico de São Luís, receberá o festival, que tem entrada gratuita. O evento promete ser um dos maiores encontros de música e cultura do país, celebrando a rica herança cultural e a vibrante cena reggae da região.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.