© Fernando Frazão/Agência Brasil

Rio celebra 30 anos de luta e orgulho lgbtquiapn+ em copacabana

Copacabana se veste de cores neste domingo para celebrar os 30 anos da Parada do Orgulho LGBTQUIAPN+, um marco na história do movimento no Brasil. A manifestação, que teve sua primeira edição em 1995 no Rio de Janeiro, retorna à famosa praia com o tema “30 anos fazendo história: das primeiras lutas pelo direito de existir à construção de futuros sustentáveis”. O evento reafirma o poder do turismo como agente de inclusão, diversidade e transformação social.

A celebração remonta à Marcha da Cidadania de 25 de junho de 1995, realizada ao término da 17ª Conferência Mundial da Associação Internacional de Gays e Lésbicas, que também ocorreu na cidade.

A concentração teve início por volta das 11h no Posto 5, com a abertura oficial agendada para as 14h30. Um dos momentos mais aguardados é a exibição da maior bandeira LGBT+ já vista em uma parada, com impressionantes 130 metros de extensão, que colorirá a Avenida Atlântica. A programação conta com cerca de 100 atrações, incluindo apresentações de Lorena Simpson, Grag Queen, Daniela Mercury, Tereza Cristina e diversas outras performances. Pelo menos 15 trios elétricos animarão o público presente.

A edição deste ano da Parada oferece uma ampla gama de serviços públicos integrados na orla, visando o bem-estar e a saúde da população. Entre os serviços disponíveis estão a prescrição de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), vacinação, distribuição de preservativos, informações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, além de atendimentos de cidadania, como orientações sobre retificação de nome e direitos sociais. A programação também inclui ações de educação ambiental, informações sobre acesso a serviços de assistência social e equipes de atendimento humanizado em pontos estratégicos da orla.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.