Barueri

Reunião entre Prefeitura de São Vicente e setor privado reforça compromisso multisetorial para Plano SV dos 500 Anos

São Vicente entrou na contagem regressiva para o aniversário de 492 anos, comemorado nesta segunda-feira (22). Todavia, o Município já olha para o futuro e se prepara para se tornar o primeiro no Brasil a atingir a histórica marca de 500 anos. Para alçar a Cidade a um novo patamar de desenvolvimento buscando atrair turismo e novos investimentos, poder público e iniciativa privada lançaram o Plano São Vicente dos 500 Anos. Nesta sexta-feira (12), um encontro envolvendo o prefeito Kayo Amado, as secretarias da Administração Municipal e as parcerias do projeto, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Macroplan, deu mais um importante passo para o desenvolvimento do programa.

Realizada no Sest Senat, a reunião reforçou o compromisso multisetorial para com a iniciativa e reunião mais de 150 servidores púbicos no local.

Na ocasião um dos compromissos firmados  é de que  todas as secretarias da gestão pública deverão apresentar projetos vinculados ao plano, ou seja, sugestões de inovações em todas as áreas. Com olhar para o futuro, o prefeito Kayo Amado ressaltou que os presentes de aniversário não se restringem ao olhar para o presente, mas, sobretudo, para entregar uma São Vicente melhor às futuras gerações.

“O desafio de virar a chave no desenvolvimento é tendo uma visão de futuro para a Cidade. A gente resolve os problemas do dia a dia a todo instante, mas o Município precisa de uma vocação. A percepção que temos é de que São Vicente havia parado no tempo. Então, além de promover grandes intervenções no presente com infraestrutura, saúde, educação, saúde e outros, precisávamos ter um olhar de longo prazo, para que São Vicente encontre sua vocação, seja comércio, turismo, geração de emprego pelo Porto. Nosso desafio é encontrar projetos estratégicos que respondam isso. Então esse plano em conjunto com consultorias renomadas vai fazer com que São Vicente tenha o seu norte consolidado. É uma visão de cidade para ter um futuro melhor”.

O diretor-executivo do MBC, Romeu Neto, realçou o compromisso da instituição com o projeto.

“Esse projeto só tem sucesso porque há uma liderança muito forte e divisão e autonomia do projeto. O MBC está super entusiasmado com o projeto, que já é um case de sucesso em outras cidades. Com o apoio técnico da Macroplan e governança do MBC, temos certeza que os resultados serão muito bons na preparação para 2032”.

O MBC é uma organização da sociedade civil, apartidária, que aproxima os setores público e privado, investindo e fomentando a cultura de governança, a gestão de excelência e o aumento da capacidade de investimento do Estado.

Ao longo de 21 anos, a instituição investiu R$500 milhões em 85 projetos em mais de 50 governos estaduais, prefeituras, ministérios, autarquias, poderes Legislativo e Judiciário. Além disso, o MBC tem atuado de forma decisiva em ações fundamentais para manter o Brasil entre as maiores economias do mundo.

Segundo o diretor de Mercado para Governos da Macroplan, Marcelo Asquino, o potencial turístico e de desenvolvimento econômico de São Vicente encheu os olhos da empresa.

“Já executamos trabalho de planejamento estratégico em várias cidades do Brasil, como Londrina, Recife, Niterói e Belo Horizonte. Estamos muito contentes por ajudar a traçar um plano para a Primeira Cidade do Brasil, pois entendemos que, por mais que São Vicente tenha muitos desafios, ela também possui uma série de boas oportunidades que precisam ser identificadas e bem exploradas”.

Com atuação em mais de 400 projetos, a Macroplan é uma consultoria nacional que atua no mercado há mais de 30 anos, atendendo municípios, governos estaduais e empresariado.

“A participação do MBC e da Macroplan são muito importantes nesse olhar de construção de futuro para São Vicente, pois são grupos de excelência técnica no País, que já fizeram dar certo esse projeto em outros municípios. Queremos que esse trabalho efetivo também possa ser replicado e disseminado em São Vicente, de acordo com a nossa realidade”, salienta a secretária de Planejamento e Governança, Talita Correa. 

Recentemente, em dezembro de 2023, o Plano São Vicente dos 500 Anos foi entregue à iniciativa privada. O programa segue em elaboração e está aberto para sugestões promovidas pela população, por meio do link: https://www.saovicente500anos.com.br/.

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.