© Tomaz Silva/Agência Brasil

Reaplicação da prova para docentes acontecerá no dia 30 de novembro

Candidatos inscritos na Prova Nacional Docente (PND) que enfrentaram problemas logísticos em seus locais de prova e não puderam realizar o exame em 26 de outubro terão a oportunidade de solicitar uma nova aplicação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabeleceu condições específicas que permitem a reaplicação da prova em 30 de novembro.

Um edital complementar, divulgado nesta semana, detalha que as solicitações devem ser feitas online, através do site do sistema PND, a partir desta quinta-feira (6) até as 23h59 de sábado (8), horário de Brasília.

O documento com as regras da reaplicação da PND esclarece que a possibilidade é destinada aos participantes que não conseguiram realizar a prova devido a problemas logísticos no dia original.

Adicionalmente, o Inep decidiu invalidar a aplicação para todos os participantes de nove locais específicos, após manifestação da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela logística do exame, a respeito de irregularidades identificadas durante a aplicação há algumas semanas.

Os participantes das localidades afetadas, que foram impedidos de realizar a prova, estão automaticamente inscritos na reaplicação e deverão participar obrigatoriamente para que seus resultados na PND sejam divulgados.

A Portaria 729/2025 detalha os locais de prova e os municípios onde foram identificadas irregularidades que comprometeram a lisura e isonomia do processo: São Luís (MA), Vespasiano (MG), Santa Rita (PB), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Santo André (SP) e São Paulo (SP).

O resultado dos pedidos de reaplicação será divulgado em 10 de novembro, através do site da PND. Em caso de aprovação, o Inep informou que um novo Cartão de Confirmação da Inscrição será disponibilizado no Sistema PND, contendo o número de inscrição, data, hora e local da prova.

A prova, também conhecida como Enem dos Professores ou CNU dos Professores, será reaplicada em 30 de novembro. O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado em 1º de dezembro.

O novo exame terá o mesmo nível de complexidade da prova aplicada no mês anterior. Para a atribuição da nota, o Inep adotará a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que considera a coerência das respostas corretas.

A prova será composta por duas partes: formação geral de todos os docentes e componentes específicos. A formação geral incluirá 30 questões objetivas e uma discursiva, elaboradas a partir de temas ligados à formação docente. A parte específica contará com 50 questões de múltipla escolha, voltadas ao conteúdo e habilidades próprias de cada uma das 17 áreas da licenciatura.

A PND representa uma porta de entrada no magistério público brasileiro e visa estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas redes de ensino do país. As redes públicas de ensino poderão usar as notas da PND como mecanismo de seleção de docentes a partir de 2026.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.