Prefeitura de Cotia anuncia aumento de 20% para o magistério municipal
Prefeitura de Cotia anuncia aumento de 20% para o magistério municipal

Reajuste salarial do magistério em Cotia

A Prefeitura de Cotia acaba de anunciar aumento de 20% nos vencimentos do magistério municipal a partir de abril de 2025. O aumento real no salário dos servidores é uma medida encontrada pela atual gestão municipal para compensar a extinção do pagamento do Adicional de Local de Exercício (ALE) para o magistério por determinação judicial. O pagamento do ALE, conhecido como ‘difícil acesso’, foi declarado inconstitucional pelo Tribunal de Justiça (TJ), no fim de março deste ano. A partir da próxima semana, também será iniciado o pagamento das progressões e promoções por mérito e/ou tempo de serviço da categoria.

“Sentamos com o nosso jurídico, com a fazenda e planejamento para encontrarmos uma solução que não deixasse o magistério no prejuízo. Se acreditamos, e eu acredito, que a educação é a única ponte para a transformação social, temos que valorizar o educador. Vamos dar o aumento de 20% a todo o magistério, inclusive aos que não recebiam o difícil acesso, e vamos iniciar o pagamento das progressões e promoções”, disse o prefeito Welington Formiga.

De acordo com o chefe do executivo, a substituição do ALE pelo aumento real nos vencimentos garante vantagens para além do salário do mês.

“O ALE não era permanente, não incorporava à aposentadoria, não é direito adquirido e não é permanente. Resolvemos tudo isso com o aumento do salário”, completou Formiga.

Os pagamentos das progressões e promoções começam na próxima semana. Conforme cronograma feito pela Prefeitura, até o mês de dezembro deste ano serão feitos os pagamentos referentes aos anos de 2017 e 2018; em 2026 serão feitos os pagamentos de 2019, 2020 e 2021; ao longo de 2027, dos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024 e, por fim, ao longo de 2028, a Prefeitura fará os pagamentos referentes aos anos de 2025, 2026 e 2027.

Auxiliares de classe, secretários e agentes escolares:

A Prefeitura de Cotia reafirma o seu compromisso com a valorização de todos os profissionais da educação e também anunciou aumento salarial para os auxiliares de classe em 5%. Vale ressaltar que a ação de inconstitucionalidade não atinge, nesse momento, os auxiliares de classe.

Os cargos de secretário escolar e agente escolar também receberão aumento de 5% em seus salários.

 


Prefeitura de Cotia

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

plugins premium WordPress