G1

Primeira fase da fuvest 2026 surpreende candidatos com prova mais acessível

A primeira fase da Fuvest 2026, tradicionalmente conhecida por seu alto rigor, surpreendeu alguns candidatos com um nível de dificuldade considerado mais acessível do que o esperado. Em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, onde 10,4 mil vestibulandos realizaram a prova no último domingo (23), a percepção de uma prova mais fácil ganhou destaque.

Ana Laura Marcelos, de 19 anos, que busca uma vaga no curso de química, expressou surpresa com a relativa facilidade da prova. Segundo a estudante, o exame se mostrou menos desafiador em comparação com edições anteriores e até mesmo com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela notou que as questões estavam focadas em temas atuais, abrangendo eventos ocorridos entre 2021 e 2025.

O exame, composto por 90 questões de múltipla escolha, avaliou o conhecimento dos candidatos em diversas áreas do saber, incluindo arte, educação física, inglês, português, matemática, física, química, biologia, história, geografia, filosofia e sociologia.

Ana Laura destacou uma questão específica sobre o atentado de 11 de setembro de 2001 como um ponto interessante da prova. Ela observou que, além de lembrar o evento como um marco trágico, a questão abordava o contexto anterior ao atentado e suas consequências.

Já Joelma Manoel Fernandes, de 18 anos, que tenta ingressar no curso de direito, realizou a prova pela segunda vez e também compartilhou a opinião de que o exame deste ano foi mais tranquilo em relação ao ano anterior. Para ela, o diferencial da prova foi a interdisciplinaridade, com questões que envolviam a conexão entre diferentes disciplinas, como Filosofia e Artes, ou Geografia e Sociologia.

Os candidatos aprovados nesta primeira fase seguirão para a segunda etapa do vestibular, agendada para os dias 14 e 15 de dezembro. A divulgação da primeira lista de aprovados está prevista para 23 de janeiro de 2026.

Fonte: g1.globo.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.