O clima é de tensão na Câmara Municipal de Cotia, após o Projeto de Lei 08/24 de 05/04/2024, enviado pelo Prefeito Rogério Franco que propõe na Zona de Proteção Ambiental (ZPA) que inclui os parques urbanos , Parque Chico Anízio, Parque Tereza Maia, Parque das Nascentes, Parque Jatobá e Parque Curupira.
A proposta do Poder Executivo, que visa alterar o Plano Diretor Municipal, pegou a população de surpresa. Moradores e ambientalistas temem que a medida abra caminho para a destruição da vegetação nativa e espécies da fauna local, impactando negativamente o já precário equilíbrio ambiental da região.
Nota-se que, referida proposta tem por objetivo construção de mais edificações, na nossa cidade. Como exemplo na região central que já se encontra afetada pelo crescimento de condomínios vizinhos, que é o caso do Parque *Chico Anísio*, na região central do Município.
Referido parque faz fundo com a Av. Brasil. Os condomínios que se iniciam na Mathias de Camargo desce a Av. Chile inteira. Onde tinha nascentes e minas de água que já está praticamente inexistente, o parque está abandonado.
É flagrante, que esse projeto vai na contra mão dos anseios da população, sem estudo social e de preservação ambiental.
Como sabem, Cotia é uma das cidades da Grande São Paulo integrante do Cinturão Verde da Reserva da Biosfera, instituída pela UNESCO para abrigar áreas de relevante valor ambiental para a humanidade (Fonte: Instituto Florestal).
No entanto, o que se vê em Cotia é o desmatamento desenfreado em detrimento ao crescimento desordenado de inúmeros condomínios construídos nos últimos anos, gerando um aumento populacional desproporcional, sem, contudo, apresentar serviço público de qualidade à sua população.
Assim colocando esses parques urbanos em risco.
Assim indagamos a quem interessa essa situação?
Fonte: Jornalnr
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional