Chegou ao fim, na última sexta-feira, mais uma edição da PET South America e da PET VET, principais encontros das indústrias pet e veterinária da América Latina, realizados pela promotora NürnbergMesse Brasil. Em sua última edição no São Paulo Expo, a feira reuniu mais de 430 marcas expositoras, entre fabricantes, distribuidores e fornecedores, que, no próximo ano, terão o encontro marcado em um novo endereço: o Distrito Anhembi, na zona norte de São Paulo.
“Estamos em um momento de efervescência do mercado. Com o crescimento do setor e da relevância das feiras, aumenta a demanda por praticidade na logística”, explica Guilherme Martinez, diretor dos encontros de negócios. “O novo espaço é, sobretudo, mais acessível, o que é essencial. Especialmente para visitantes e expositores de outras regiões”.
É o caso da Mirna Renée, proprietária de uma creche em Macapá, no Amapá. Ela conheceu o evento em 2023 e voltou este ano para ampliar o leque do próprio negócio.
“Venho para acompanhar as palestras e buscar novos fornecedores para o pet shop que temos na creche. Conteúdo, produto, serviços de ponta… É muito valioso encontrar tudo o que precisamos em um único lugar, em uma única experiência”, explica.
O interesse se estende a profissionais do setor de outros países também. De acordo com dados da organização do evento, 17% dos visitantes internacionais da edição deste ano eram da Argentina, 15% do Paraguai e 12% do Chile. O que, para Marcelo Pontes, Diretor Financeiro da Dolce Pet, fabricante de cosméticos para cães e gatos, é estratégico.
“A feira nos ajuda a impulsionar a visibilidade das linhas que lançamos. Por esse motivo seguramos a novidade de 2024 para o evento”.
Este ano, além do lançamento da linha Nuria, com fragrâncias inspiradas em perfumaria fina, como Cupuaçu da Amazônia, Flor de Moanna e Pitaya Real, o grupo anunciou que deu início ao processo de exportação de seus produtos. Por isso, para Marcelo Miranda, Diretor Comercial da marca, foi gratificante receber na feira compradores de outros lugares.
O diretor conta que a expectativa de aumento no faturamento da marca para 2024 é de 30% em relação ao ano passado, e reforça que a geração de negócios no evento é responsável por, pelo menos, metade do percentual.
“O número de leads gerado aqui é, de fato, impressionante. Tanto que, este ano, investimos em um estande maior para atender à demanda do público, que é muito alta”, explica Miranda.
Experiência que a Pet Society, marca brasileira de higiene, embelezamento e saúde animal conhece bem.
“É aqui que a gente conhece todo o trabalho que a nossa rede de distribuição faz ao longo do ano. A gente escolhe a feira para apresentar lançamentos porque é onde vemos o termômetro de como está a nossa marca e nossos produtos no mercado”, reforça Cleiser Kurashima, Diretora de Marketing da Pet Society, que participa da PET South America há 20 anos.
Este ano, o grupo lançou o Soft Care Pet Serenity, um spray aromaterápico desenvolvido para auxiliar na ansiedade e na qualidade do sono dos pets. Enriquecido com óleos essenciais de Valeriana, Ylang Ylang e Lavanda, o spray proporciona relaxamento e alívio da ansiedade, especialmente em processos de adaptação e síndrome de separação.
Rodadas de Negócios
Além das novidades em produtos e serviços, as rodadas de negócios realizadas com profissionais da PET South America e da PET VET, este ano, movimentaram mais de R$ 18 milhões. Ao todo, participaram das 588 reuniões, 34 expositores e 71 compradores, incluindo representantes de outros 12 países, como Itália, Alemanha, Colômbia, Cingapura e Bolívia.
Tadeu Feraso, Gerente Nacional de Ultrassom da SC Medical, esteve em uma das rodadas e reitera.
“Nós participamos de todas as edições desde a nossa primeira vez na feira e essa foi a melhor, por conta da qualidade dos participantes”.
Conteúdo
Com 83 horas de conteúdo, distribuídas entre a PET South America e a PET VET, através do PET Comportamento, PET Creche Summit, PET Desenvolve, Petland Experience, PET VET Multidisciplinar, PET VET Especialidades e CONAHV, o circuito bateu recorde em número de palestras.
Alessandra Simões, estudante de veterinária, acompanhou um painel de longevidade canina no Congresso PET VET Multidisciplinar.
“Gostei do tempo das palestras, que permitiu aprofundar os assuntos, gostei do público… Além do palestrante trazer informações sobre as tecnologias utilizadas nos Estados Unidos, como tinham estudantes de outros países, como Portugal, o intercâmbio cultural proporcionou boas trocas de experiências”, comenta.
Vale destacar que a PET VET teve um aumento de 33% na visitação este ano, em relação ao ano passado.
Mercado Groomer
Em ascensão no setor, a estética animal tem ganhado cada vez mais destaque. Reflexo disso é visto na feira. Além de receber o maior campeonato de tosa do mundo, o Mastergroom, 30% do público visitante do evento trabalha na área. “Muitas vezes, o banho e tosa representam metade do faturamento de um pequeno negócio. Portanto, precisamos sempre enaltecer esse trabalho”, reforça William Galharde, um dos profissionais mais conceituados da área.
Novo Endereço
Pensando na ampliação das opções para quem participa das feiras em busca de novos negócios, a promotora NürnbergMesse Brasil decidiu transferir as próximas edições da PET South America e da PET VET, a partir de 2025, para o Distrito Anhembi.
“Temos desafios pela frente, mas também muitas – e novas – oportunidades com a mudança. O espaço acabou de ser entregue e está moderno, maior, com logística acessível. Nós estamos ansiosos e tenho certeza que nossos parceiros também. Ano que vem, o evento será ainda melhor”, completa Guilherme Martinez.
PET South America e PET VET
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