G1

Perfil dos casos de hiv em piracicaba revela maior incidência em homens

ANUNCIO COTIA/LATERAL

Um levantamento da Vigilância Epidemiológica de Piracicaba revela que, nos últimos nove anos, foram confirmados 939 casos de HIV na cidade. A análise dos dados aponta para uma maior concentração de ocorrências entre homens na faixa etária de 25 a 59 anos.

Em resposta a esses dados e como parte das iniciativas do Dezembro Vermelho, a cidade intensificará as ações de prevenção e diagnóstico precoce do HIV, sífilis e hepatites B e C. Entre 24 de novembro e 1º de dezembro, serão oferecidos testes rápidos gratuitos à população.

A campanha “Fique Sabendo 2025” e o Dezembro Vermelho têm como objetivo aumentar o número de diagnósticos, incentivar o tratamento e diminuir o estigma associado às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A programação inclui a oferta de testes rápidos, autotestes, informações sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), além da distribuição de preservativos e gel lubrificante.

Para alcançar um público mais amplo, as ações serão realizadas em horários noturnos e em locais fora das unidades de saúde. No dia 25 de novembro, o Centro Cívico sediará uma ação educativa com testagem rápida para HIV e sífilis, autotestes e distribuição de materiais de prevenção. No dia 26 de novembro, a Fumep oferecerá uma capacitação para profissionais de saúde sobre prevenção e diagnóstico do HIV e transmissão vertical das ISTs.

No dia 28 de novembro, o Largo dos Pescadores (Rua do Porto) será palco de uma ação educativa noturna com testagem rápida, autotestes, oferta de PEP e PrEP, e distribuição de insumos de prevenção. Já no dia 29 de novembro, o Parque Histórico Quilombo Corumbataí receberá uma ação educativa com testagem rápida, autotestes e distribuição de materiais de prevenção.

A coordenadora do programa municipal, Karina Corrêa Contiero, destaca que os testes para HIV, sífilis e hepatites B e C estão disponíveis gratuitamente durante todo o ano em todas as unidades de Atenção Básica e no Cedic, com resultado em aproximadamente 20 minutos.

Fonte: g1.globo.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.