Cidade de Osasco conquista Selo Ouro no Ciclo de Certificação ODS 2025, em reconhecimento às metas da Agenda 2030 da ONU.
Cidade de Osasco conquista Selo Ouro no Ciclo de Certificação ODS 2025, em reconhecimento às metas da Agenda 2030 da ONU.

Osasco recebe Selo Ouro ODS 2025

O Instituto ODS concedeu à cidade de Osasco o Selo Ouro no Ciclo de Certificação ODS 2025, em reconhecimento ao cumprimento das metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. A entrega da certificação ocorreu durante a Conferência Nacional pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada no Teatro Municipal Glória Giglio, na terça-feira, 9 de setembro. A cidade de Osasco foi escolhida pelo Instituto ODS para a promoção do evento.

A Prefeitura de Osasco apresentou 17 projetos para avaliação e todos foram aprovados, resultando em uma nota geral de 9,37 — sendo 10 a pontuação máxima. Esse resultado representa um avanço significativo e uma conquista expressiva para o município, que demonstrou excelência no atendimento aos objetivos da Agenda 2030, com foco em responsabilidade social, sustentabilidade ambiental e boas práticas de governança.

 

 

A conquista do Selo Ouro por Osasco não é apenas um reconhecimento simbólico; ela posiciona o município como referência nacional e internacional em políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, afirmou o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Eder Máximo.

“É um marco que reforça o compromisso da cidade e da administração pública com o futuro. Trabalhamos diariamente para aprimorar nossas ações e oferecer melhores políticas públicas à população, tendo os ODS como guia estratégico. É evidente que o prefeito Gerson Pessoa e toda a equipe estão muito satisfeitos com essa classificação. No entanto, mais importante do que o cumprimento de metas é a promoção da qualidade de vida dos cidadãos. O selo reconhece o trabalho que estamos realizando, mas ninguém faz nada sozinho. Os ODS representam um esforço conjunto entre sociedade civil e governos, unidos pela valorização da vida e pela preservação do ambiente que a Mãe-Terra nos oferece. Que possamos incorporar esses objetivos não apenas na gestão pública e no trabalho, mas também em nossos lares, junto às nossas crianças e jovens”, destacou Eder.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Gabriela Pessoa, também celebrou a conquista.

“Estou muito feliz e grata por estar aqui recebendo o Selo Ouro da Certificação ODS, concedido ao nosso projeto Espaço Mãos no Futuro. Além disso, é motivo de grande orgulho ver Osasco certificada em 17 projetos, sendo uma grande referência em todo o mundo. O Espaço Mãos no Futuro é um serviço que oferece qualificação profissional aos munícipes, promovendo autonomia financeira e incentivando a criação de seus próprios negócios. Ver esse espaço transformar vidas é algo que enche meu coração de alegria”, ressaltou.

Ao todo, participaram 141 organizações dos setores público, privado e do terceiro setor, incluindo Osasco. Entre os participantes estavam mais de 85 cidades brasileiras de 25 estados, além do Distrito Federal, e a cidade de Luanda, em Angola, a primeira organização internacional a integrar a certificação ODS. Vale destacar que o português é a língua oficial de Angola e predominante em Luanda, o que reforça os laços culturais e a cooperação internacional no âmbito dos ODS.

“Obtivemos um grande engajamento, quase laureamos todo o país, apenas o Tocantins ficou de fora. Mas avançamos significativamente na pauta da sustentabilidade, e o Brasil se consolida como uma grande referência”, ressaltou a mediadora Doutora Honoris Causa em Sustentabilidade, Priscila Brustin, bióloga, especialista em Gestão Ambiental e ESG, e coordenadora do Programa de Certificação ODS no Instituto ODS.

O ciclo 2025 teve 467 projetos certificados dos 519 submetidos à certificação e 57 organizações seladas, entre as categorias: Selo Projeto Impacto (9), Selo Bronze (21), Selo Prata (11) e Selo Ouro (16), sendo o melhor resultado já alcançado nos últimos seis anos, segundo o Instituto ODS.

 “A maior importância que o instituto vê para as cidades e as instituições participantes é deixar um legado e fazer frutificar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável onde quer que a gente esteja e seja, essa é a missão mais importante do Instituto. É, literalmente, levar adiante o maior bem que temos que é o nosso planeta”, afirmou Carolina Ferreira Freitas, vice-presidente do Instituto ODS.

A Mesa de Discussão Moderada contou com a participação de diversos convidados especiais, entre eles Renato Schattan, gerente de projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Yuris Benites, diretor de Turismo no Itaipu Parquetec; desembargador Carmo Antônio de Souza, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP); Fábio Passos Padula, analista de Negócios do Departamento de Urbanismo da Secretaria Executiva de Projetos e Cidade da Seplag Osasco; Waleska Del Pietro, engenheira agrônoma, mestre em Agricultura e Ambiente, e consultora em Cidades Inteligentes; Alexandra Pontieri, diretora de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa da Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Osasco; e Mia Mamede, Miss Brasil 2022 (Espírito Santo), porta-voz dos ODS e embaixadora do Selo ODS no Brasil.

A certificação é concedida em quatro níveis: Selo Projeto de Impacto – contempla 1 ODS;

Selo Bronze – contempla de 2 a 7 ODS; Selo Prata – contempla de 8 a 16 ODS e Selo Ouro – contempla todos os 17 ODS.

Os 17 projetos da Prefeitura de Osasco aprovados e certificados pelo Selo Ouro no Ciclo de Certificação ODS 2025 são:

  1. Eixo Verde / Agricultura Urbana (Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda)
  2. Reforma de Modernização do Banco de Alimentos de Osasco (Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade e Inovação Social)
  3. Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos)
  4. Projeto Libras para Todos (Secretaria de Assistência Social)
  5. Casa de Passagem (Secretaria da Mulher)
  6. Semana da Água 2025 de Osasco (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos)
  7. Implementação do Transporte Público Sustentável 100% Elétrico (CMTO)
  8. Formação para Redes Socioassistencial (Secretaria de Assistência Social)
  9. Programa Osasco Sem Papel (Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico)
  10. Espaço Mãos do Futuro (Fundo Social de Solidariedade)
  11. Atendimento Habitacional para Famílias do Bolsa Aluguel – Empreendimento CCA Parque Raposo – CDHU (Secretaria de Habitação/parceria)
  12. Ecoponto Jardim Veloso (Secretaria de Serviços e Obras)
  13. NUDEC – Frente das Mulheres (Defesa Civil)
  14. Território em Foco: Osasco Pelo Clima (Secretaria de Planejamento e Gestão, em parceria com o Delibera Brasil)
  15. Urbanização Jardim Rochdale – Fase I (Secretaria de Habitação)
  16. 7ª Conferência Municipal da Cidade de Osasco (Secretaria de Habitação)
  17. Termo de Referência de Mapeamento de Riscos Climáticos (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos)

 

Dentre os 17 projetos de Osasco, destacam-se os dos itens 6, 11, 15 e 16 que receberam nota máxima (10) pela auditoria.

“Apresentar esses resultados é uma forma de prestação de contas à sociedade. As organizações estão fazendo muito, e esse programa contribui diretamente para aprimorar a governança dos projetos”, finalizou Sabrina Ambrósio, consultora de Sustentabilidade do Instituto ODS.

A OAB Osasco – 56ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – foi reconhecida com o Selo Impacto pela campanha “Meias que Aquecem o Corpo”, uma ação solidária voltada à arrecadação de meias usadas para a confecção e distribuição de cobertores destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa, organizada pela OAB Osasco com o apoio de diversos parceiros, também recebeu a certificação ODS, destacando-se no compromisso com ações de impacto social.

Também estiveram presentes o vice-prefeito, Lau Alencar, os secretários municipais, José Carlos Vido e Daniel Matias (titular e adjunto, respectivamente, da Secretaria de Assistência Social), Marcelo Couto Dias e Cristiane Celegato (titular e adjunto, respectivamente da Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar), Talita Bottas (Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico), Érika Negreiros (interina de Governo), Vitória Silvestre (adjunta de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Débora Lapas (Secretaria Executiva de Política para Mulheres e Promoção da Diversidade), Caroline Cerqueira (Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência), Eric Felipe Coneglian (adjunto da Seplag), Juliano Duarte Vieira (Secretaria Executiva de Projetos e Cidade), equipe técnica e representantes das demais secretarias, entre outros.

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO

Texto: Olga Liotta (colaboração de Gloria Maria, estagiária supervisionada)
Fotos: Justino Alencar

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

plugins premium WordPress