Osasco participa do Fórum Global em Milão e reforça políticas de segurança alimentar, sustentabilidade e ações climáticas.
Osasco participa do Fórum Global em Milão e reforça políticas de segurança alimentar, sustentabilidade e ações climáticas.

Osasco fortalece ações de sustentabilidade em Milão

Entre os dias 13 a 18 de outubro, a convite da Cidade de Milão, a Prefeitura de Osasco reafirmou seu compromisso com políticas públicas de segurança alimentar, sustentabilidade e clima ao participar do Fórum Global do Pacto de Políticas Alimentares Urbanas de Milão (MUFPP), que celebrou uma década desde seu lançamento na EXPO 2015, em Milão.

Cidade membro de 2022, quando participou do Fórum Global realizado no Rio de Janeiro, Osasco esteve representada na Itália por João Paulo Pucciariello Perez, Secretário Executivo de Segurança Alimentar e Sustentabilidade e Marcelo Couto Dias, Secretário da Família.

 

 

O evento, que reuniu prefeitos e autoridades de mais de 300 cidades-membro, além de instituições como PNUMA/ONU, WFP/ONU, FAO/ONU, MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Governo Federal), Banco Mundial, Embrapa, Eurocities, União Européia, C40 Cities, Instituto Comida do Amanhã, entre outras mais de 40 instituições internacionais apoiadoras e patrocinadoras, aconteceu na própria Milão/Itália e representou um momento crucial para avaliar avanços, compartilhar experiências e traçar os próximos passos rumo a sistemas alimentares urbanos mais justos, saudáveis e sustentáveis, em defesa da segurança alimentar, do clima e da sustentabilidade.

Mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas, e essa proporção deve ultrapassar 70% até 2050. Esse crescimento acelerado transforma radicalmente a maneira como as cidades produzem, distribuem, consomem e descartam alimentos. Antes vistas como pontos finais da cadeia alimentar, as cidades passaram a ocupar um papel central e estratégico na gestão de seus sistemas alimentares — desde a organização de mercados e alimentação escolar até ações para reduzir o desperdício, proteger a agricultura urbana, o meio ambiente e promover dietas saudáveis.

Os desafios são complexos: insegurança alimentar, desigualdade, desperdício de alimentos, mudanças climáticas e desnutrição. Ao longo dos últimos dez anos, a rede cresceu e hoje representa mais de 500 milhões de pessoas, tornando-se o maior compromisso global de cidades dedicadas a políticas alimentares urbanas.

O Fórum Global 2025 foi uma oportunidade inédita para a Cidade Osasco apresentar suas iniciativas locais e fortalecer parcerias internacionais.

“Participar deste momento emblemático do Pacto de Milão foi fundamental para Osasco, pois nos conecta a uma rede global de cidades e instituições internacionais empenhadas em construir sistemas alimentares que promovem saúde, inclusão social e sustentabilidade ambiental. Seguimos firmes em nossa missão de garantir o direito à alimentação adequada para toda a população. Apresentamos nossa cidade para o mundo e ainda concorremos ao prêmio internacional”, afirma João Paulo Pucciariello Perez, secretário Executivo de Segurança Alimentar e Sustentabilidade.

O Fórum Global MUFPP 2025 em Milão marcou uma nova etapa na mobilização global para transformar a alimentação urbana.

Durante o evento, João Paulo Pucciariello Perez apresentou as políticas públicas de segurança alimentar de Osasco e ações climáticas nas sessões e visitas técnicas, destacando-se na apresentação do Painel sobre Sistemas Alimentares e Clima, ao lado de cidades como Helsinque (capital da Finlândia), Minneapolis (EUA), Seberang Perai (Malásia) e Milão (Itália).

Perez apresentou iniciativas como a modernização do banco de alimentos, inventário de gases de efeito estufa, políticas públicas de segurança alimentar, novo programa de pomares urbanos com plantio de árvores frutíferas e nativas, que será realizado em Osasco pela Casaviva Instituto, e os impactos no meio ambiente do combate ao desperdício. A participação de Osasco no fórum reforça o compromisso da cidade com a transformação dos sistemas alimentares urbanos, alinhando-se às diretrizes do Pacto de Milão e promovendo soluções locais para desafios globais.

Entre as diversas visitas técnicas realizadas nos equipamentos de Milão, os secretários estiveram no Banco de Alimentos da Lombardia (região de Milão), o maior banco de alimentos da Itália, para buscar o aprimoramento e práticas inovadoras para a gestão local.

Além de Osasco, representaram a delegação brasileira as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Fortaleza.

 

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO

Fotos: Divulgação

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.