Prefeito Gerson Pessoa empossa 32 membros do Conselho Municipal de Saúde de Osasco para o biênio 2025/2027.
Prefeito Gerson Pessoa empossa 32 membros do Conselho Municipal de Saúde de Osasco para o biênio 2025/2027.

Osasco empossa novos membros do Conselho de Saúde

O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, assinou quinta-feira, 18/9, o termo de posse dos 32 novos membros (16 titulares e 16 suplentes) do Conselho Municipal de Saúde eleitos em agosto para o biênio 2025/2027. O conselho é paritário, com 50% de representantes dos usuários, 25% dos trabalhadores do setor e 25% governo/entidades. A eleição do presidente do conselho acontece dia 25/9.

Participaram do evento, no Paço Municipal, a atual presidente do conselho, Edna Maria Brasil, a secretária adjunta de Saúde, Suzete Franco, e os conselheiros/suplentes empossados.

“É com muita satisfação que assino esse livro de posse dos novos membros do conselho, que vão nos ajudar nessa tarefa de administrar o sistema de saúde da cidade”, disse Gerson.

Os conselhos têm como função exercer o controle social, que envolve a fiscalização, o acompanhamento e a deliberação sobre as políticas e a gestão dos serviços de saúde no âmbito dos municípios. Esses órgãos, formados por representantes da sociedade, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviço, propõem diretrizes, aprovam o plano e o relatório de gestão da saúde, levam ao conhecimento do Poder Público as necessidades da população, e garantem que os recursos públicos sejam bem aplicados.

No evento, Gerson Pessoa listou algumas ações já realizadas na área, como a revitalização da UBS do Jardim Veloso, a entrega do Pronto-Socorro do Munhoz Júnior, com funcionamento 24 horas, e a entrega, em agosto passado, da UBS do Jardim Santa Maria, além da entrada em funcionamento, no início de setembro, do Centro de Especialidades, no centro, em parceria com a Uninove.

“O orçamento para a Saúde este ano é de R$ 1,2 bilhão e ainda conseguimos um reforço de mais R$ 200 milhões em emendas parlamentares. Claro que ainda estamos longe do que imaginamos como ideal na prestação dos serviços, mas esses recursos sinalizam que podemos fazer um pouco mais. Por isso, ainda este ano vamos entregar o Hospital da Criança e da Mulher e a reforma dos leitos da Maternidade (Amador Aguiar, na zona Norte). Também estamos pleiteando junto ao governo do Estado a ampliação no número de leitos no Hospital Regional. Já conseguimos 30 e estamos cobrando mais 30”, informou o prefeito.

Osasco conta hoje com 36 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das quais 22 já foram reformadas na gestão anterior e 14 estão no planejamento para os próximos meses, ainda segundo Gerson Pessoa.

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO

Texto: Marco Borba
Fotos: Fernanda Cazarini

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.