Prefeitura de Osasco reforça compromisso com segurança alimentar em evento internacional
Prefeitura de Osasco reforça compromisso com segurança alimentar em evento internacional.

Osasco em debate internacional sobre alimentação

Osasco marcou presença no ‘conversatório’:  “Cidades que Alimentam na América Latina e no Caribe” e “Conectando as políticas dos sistemas alimentares com a biodiversidade, a nutrição e o clima” realizado em Brasília dia 29/5, em evento promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

 

 

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Sustentabilidade (Sesan), enfatizou a importância da integração de políticas públicas para o combate à insegurança alimentar, especialmente nas áreas urbanas. Através do Banco de Alimentos de Osasco busca contribuir na segurança alimentar de mais de 20 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar no município atendidas por meio de 100 entidades sociais cadastradas, e apoio de 15 importantes parceiros corporativos e governamentais.

Durante o evento, o secretário-executivo de Segurança Alimentar e Sustentabilidade de Osasco, João Paulo Perez, representando o prefeito Gerson Pessoa, reforçou o compromisso do município na implementação de estratégias eficazes, destacando a parceria com o programa federal Estratégia Alimenta Cidades, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Segundo Perez, “o maior desafio do abastecimento é integrar essas ações, realizar oficinas com a sociedade civil e, principalmente, ouvir a sociedade, saber o que ela deseja em termos de acesso à segurança alimentar”.

De acordo com João Intini, oficial de Políticas do Escritório Regional da FAO, a insegurança alimentar e nutricional afeta predominantemente a população urbana.

“A partir do Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, desenvolvemos ações contínuas voltadas ao enfrentamento dos desafios do abastecimento alimentar nas cidades”, destacou.

A FAO e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) são parceiros desde 1949 na promoção da segurança alimentar e nutricional na América Latina e no Caribe, com foco especial em áreas urbanas e periféricas. Juntas, as instituições fortalecem políticas públicas e iniciativas para aprimorar sistemas agroalimentares sustentáveis e inclusivos.

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO

Texto: Olga Liotta
Fotos:  Fernanda Cazarini/SECOM/PMO

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

plugins premium WordPress