Barueri
Marcia Nunes

O segredo das mulheres que inspiram e transformam

Todos nós temos em nossas vidas pessoas que consideramos fontes de inspiração, tanto em um sentido de carreira, quanto na vida pessoal. E comigo não foi diferente.

São as pessoas que usamos como referência, que nos mostram caminhos, nos ensina a serem pessoas melhores, estimulam a nossa criatividade, nos mostram formas de conduzir situações, jeitos novos de enxergar, formas de interpretar etc.

Inspirar significa despertar em alguém a vontade de criar e de realizar algo. As pessoas se inspiram naquilo que às atrai e às estimula, despertando à admiração.

A melhor maneira de se inspirar nas pessoas é observar como elas tratam cada uma das situações. Você pode ver como elas mantêm o equilíbrio em meio ao caos, como elas enfrentam os desafios e como elas aprendem com seus erros. Aprender com o exemplo das outras pessoas e absorver sua energia podem ser uma ótima fonte de inspiração.

Em um conceito antropológico, a nossa primeira fonte de inspiração é o nosso círculo familiar, onde aprendemos questões básicas de higiene, saúde, valores éticos e morais. Na fase de adolescência e vida adulta, entram em cena outros líderes inspiradores como os nossos professores, amigos, líderes religiosos, chefes, personalidades da TV.

Mas a pergunta é:

QUEM DE FATO INSPIRA VOCÊ?

Eu em um determinado processo da minha jornada profissional e pessoal passei por este questionamento: onde e em quem eu busco as minhas inspirações?

A resposta foi em pessoas com quem eu me relaciono no dia a dia. Cada um me inspira de forma diferente. Meus amigos, com a capacidade de ouvirem e questionarem. Meus filhos que me desafiam diariamente. Meu marido que sempre me apoia e traz questões importantes para me tirar da zona de conforto. E uma pessoa que não poderia faltar, minha mãe, exemplo de conduta e força interior inquestionável.

A reflexão que eu fiz naquele momento foi que, mais do que buscar referências em pessoas e personalidades que eu não conheço pessoalmente, eu procuro buscar me inspirar em gente do meu círculo social. Não é preciso ir muito longe para encontrar pessoas inspiradoras. Pense em seu trabalho: a maneira como as pessoas agem em situações adversas te inspiram força e confiança? Provavelmente você pensará em alguém que, em sua forma mais simples, coloca em você uma energia transformadora.

Abaixo separei algumas formas de buscar inspirações em pessoas próximas:

  • Escute e se conecte com a história de vida dos outros;

  • Separe tempo de qualidade para conversar com seus amigos;

  • Dialogue com seus pais e familiares, gere uma conexão genuína entre vocês;

  • Peça a seus pais que lhe contem histórias de sua infância e veja como você evoluiu;

  • Observe as pessoas ao seu redor;

  • Fale com as pessoas próximas a você sobre o que às inspiram;

  • Esteja perto de pessoas inspiradoras;

  • Ouça uma música que gosta e tente pensar sobre o que o compositor sentiu ao escrevê-la;

  • Seja empático com o outro e tente sentir o que as pessoas ao seu redor sentem.

Saiba que a inspiração é um índice que te levará para frente, apoie- nele para evoluir constantemente.

Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes.” SIR ISAAC NEWTON

Para comemorar o mês da mulher, compartilho com você a história de 5 mulheres empreendedoras e inspiradoras que venceram cada desafio do mundo dos negócios.

Por trás de histórias de sucesso de muitas mulheres empreendedoras que contribuíram ativamente na arte do empreendedorismo, existe uma jornada fascinante e que pode nos inspirar muito.

Devido às suas experiências de luta e resistência, as mulheres carregam uma sabedoria única! Afinal, com seu olhar particular e sensibilidade, desenvolvem força e conhecimento por meio de vivências que muito ensinam. Elas sabem aprender e tirar preciosas lições de cada momento e adversidade.

Empreender vai além de simplesmente abrir um negócio ou criar um bom planejamento estratégico. É ter uma visão diferente para olhar em sua volta e avistar novas oportunidades e desenvolver todo o seu potencial.

Conciliar a vida profissional com a pessoal e, ainda, gerenciar uma casa, não é fácil. Empresa, filhos, afazeres domésticos, só de pensar na lista já dá para cansar. Mas no final do dia, elas conseguem dar conta do recado.

Então vamos nos inspirar um pouco mais na jornada dessas mulheres inspiradoras.

 

1. Zica Assis

Marcada por uma infância difícil e começando a trabalhar aos 9 anos como babá, Zica Assis iniciou a sua carreira em salões de beleza aos 21 anos de idade. No início, sua intenção não era seguir nessa área, na verdade, ela só queria aprender a cuidar das suas próprias madeixas.

Mas o destino tinha outros planos para ela. Zica se apaixonou pelo mundo da beleza e decidiu correr atrás de um sonho: abrir o seu negócio especializados em cabelos crespos e ondulados. Isso porque ela enxergou no próprio problema a oportunidade de ajudar outras mulheres. Com a falta de produtos especializados para esses tipos de fios, ela foi à busca da solução, tornando-se pioneira na área.

Em 1993, Zica fundou o Instituto de Beleza Natural. Para isso, ela teve o apoio do marido e do irmão. A marca tem 25 anos de história e mais de 100 salões distribuídos em todo o Brasil!

 

2. Luiza Helena Trajano

Nascida em Franca, interior de São Paulo, Luiza Trajano é filha e sobrinha única. Por esse motivo, aprendeu com a mãe a ter inteligência emocional e com a sua tia o espírito empreendedor. Somou valores, como sonhar alto, honestidade, generosidade e aprendizado, para transformar a loja dos tios em um dos maiores varejistas do país, a Magazine Luiza!

Luiza começou a trabalhar com 12 anos porque queria comprar presentes de Natal para as pessoas que gostava. Com o dinheiro das comissões ela conseguiu! Assim, viu no negócio de família a sua chance de ser uma grande empreendedora. Hoje, Luiza faz parte desse time de mulheres empreendedoras que transformaram o mundo dos negócios.

 

3. Márcia Tozo

Mãe desde os 16 anos de idade, Márcia precisou abandonar os estudos para se dedicar ao filho. No entanto, mais tarde, ela retomou e se formou em publicidade. Fazendo uso do espaço virtual, ela conseguiu colocar em prática o seu negócio: o curso online de Brigadeiro Gourmet, no qual ensina pessoas de todo o Brasil a fazer essa delícia!

 

4. Tânia Gomes

Tânia mostra que o segredo para o sucesso, em muitos casos, está debaixo dos nossos olhos. Ela estava cansada de procurar sapatos para o seu pé, pois calça 34, e nunca achava calçados bonitos ou, quando encontrava, era algo bem limitado. Então, decidiu criar a sua própria fábrica! Atualmente, ela tem mais de 120 distribuidores dos seus calçados em todo o Brasil, inclusive, no Distrito Federal.

 

5. Cecília Prado

Nascida no interior de Minas Gerais, Cecília Gomes veio de uma família que atuava na área de tricô. Então, como estilista, ela resolveu apostar no negócio e expandir a produção. Para tanto, ela uniu o artesanato com tecnologia e inovação. Assim, desde 2006, a marca, que leva o nome de Cecília, faz sucesso no Brasil e exporta para mais de 20 países nos 5 continentes!

Quanta mulher empreendedora com histórias inspiradoras não é? Assim, quem sabe, novos modelos de mulheres empreendedoras não aparecem por aí?

Afinal, se depender do exemplo dessas 5 mulheres empreendedoras, mais e mais começará o seu próprio negócio. E sem demora, não acha? Elas mostraram que é possível lutar para conquistar o seu espaço.

E você, já tem uma jornada que poderá inspirar outras mulheres? Eu gostaria muito conhecer sua história.

 

Sobre Marcia Nunes:

Fundadora da Power Minds Brasil trabalhou por mais de 20 anos com gestão e desenvolvimento de pessoas de equipes, em várias empresas no Brasil e no Chile. Master Analista Comportamental, Trainer em Inteligência Emocional e Relacional, Comunicação não Violenta, Organização Pessoal e Palestrante. Ajudando empresários e líderes desenvolverem seus potenciais de comunicação e comportamento, para que transmitam credibilidade e confiança na gestão de suas equipes e entrega de resultados.

Tendemos enquanto seres humanos a atribuir a culpa a todo externo e raramente nos posicionamos em prol de nossos movimentos de vida, carreira e negócio. A grande tendência do mercado foi e sempre será a mudança. Esta é praticamente a única certeza que temos. E o que você enquanto empresário tem feito em prol disso? A atualização constante de novas habilidades crescerá exponencialmente. Da mesma forma como a aplicabilidade delas e dos seus conhecimentos. O seu negócio é importante, porém o que você coloca em prática é o que faz a diferença. Conte comigo nessa Jornada de Autoconhecimento.

 

Instagram@powermindsbrasil e @marcianunes_oficial
Contato – Celular – (11) 99368-3149
Whatsapp – (11) 4558-7872
E-mail – contato@powermindsbrasil.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.