Começou na segunda-feira (dia 7) mais uma dição do curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, promovido gratuitamente pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema) em parceria com a Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb). Se inscreveram na oficina 48 pessoas que levarão 90 dias para concluir o programa. Ao final, todos receberão certificado. Esta é a 3ª turma aberta pela Sema para esse curso.
O curso
Essa formação tem o objetivo de capacitar pessoas para os desafios ambientais atuais e que atendem diretamente as necessidades do mercado de trabalho. São trabalhados no curso a gestão de resíduos sólidos, o uso consciente e o reúso da água, a coleta, tratamento e destinação do esgoto, o recebimento, recuperação e devolução de animais silvestres ao seu ambiente de origem, o resgate, restabelecimento e disponibilização de pets para adoção, a extração e manejo dos demais recursos naturais, a preservação e recuperação de áreas verdes, entre outros.
O secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), iniciou os trabalhos contando como o curso funciona, dando detalhes sobre as visitas a serem realizadas. “É um curso completo, ministrado por pessoas que são doutoras e cientistas na área ambiental, um curso que fará a diferença em qualquer carreira, de qualquer aluno que tente uma seleção de emprego. É um curso lúdico, presencial, os alunos irão visitar algumas unidades, não fica só na sala de aula”, apontou Bidu.
O secretário ainda explicou sobre o protagonismo da área ambiental. “O meio ambiente deixou de ser modismo, é uma área importantíssima, porque tudo depende dele. Se a saúde estiver bem é porque o meio ambiente está bem, se o mundo está bem é porque o meio ambiente está bem. Aquele negócio de: vamos preparar o mundo para o futuro? Não! Temos que preparar o mundo hoje, para o presente”, frisou.
Em seguida, os professores do curso se apresentaram e explicaram sobre suas disciplinas. Durante a apresentação dos alunos foi possível entender os objetivos de cada um. Renato Krapienis, por exemplo, relatou que o curso irá guiá-lo sobre a área que irá seguir mais para frente. “Estou buscando qualificação profissional. Como supervisor eu tenho que ter um conhecimento socioambiental, já que têm empresas que estão exigindo tal habilidade e, conforme o andamento do curso, eu decidirei sobre a área que deverei seguir. De repente poderá ser sobre Projetos Socioambientais”, contou.
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregio