O posto fixo de vacinação contra raiva mantido pela Prefeitura de Barueri por meio do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ) não funcionará na última semana do mês de março (dias 25 e 27) devido aos feriados e pontos facultativos (dias 26 é aniversário político-administrativo da cidade, 28 Endoenças e 29, Paixão de Cristo). As demais semanas do mês seguem com o cronograma normal, com atendimento às segundas e quartas-feiras, das 9h às 11h e das 13h às 15h30.
Para vacinar cães e gatos não precisa agendar, são disponibilizadas 75 doses da vacina por semana sob livre demanda até o esgotamento das doses.
Para facilitar o atendimento, o tutor deve levar o termo de responsabilidade pela vacinação impresso, preenchido e assinado. O documento está disponível AQUI.
A raiva é uma doença fatal que pode ser transmitida às pessoas pela mordida ou arranhadura de cães e gatos infectados pelo vírus rábico. A vacinação desses animais é essencial para prevenir a doença.
Recomendações
A vacina pode ser aplicada em cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que saudáveis. Animais doentes, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Fêmeas com prenhez (gestação) suspeita ou confirmada não devem ser vacinadas.
Os cães devem ser conduzidos por pessoas responsáveis (acima de 18 anos) e com capacidade de conter o animal.
Cães bravos ou mordedores, de qualquer espécie, e das raças “pit bull”, “rottweiler” e “mastim napolitano” (Lei Estadual 11.531, de 11 de novembro de 2003) devem utilizar focinheira apropriada.
Os gatos devem ser transportados em caixas adequadas e em segurança, não devem ser trazidos livremente, evitando acidentes e fuga do animal. O Posto Fixo fica na rua Anhanguera, 200, na Vila São Francisco.
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional