Barueri

HMB representa Dia do idoso no Parque da Maturidade

Na manhã de quarta-feira, a Dra. Vânia Zito, diretora de Atenção ao Paciente do Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB), apresentou a palestra “A Incrível Arte de Viver”, seguida de uma roda de conversa no Parque da Maturidade, como parte da programação em comemoração ao Dia do Idoso (1º de outubro), em Barueri.  

Realizado pela Secretaria da Família da Prefeitura de Barueri, o evento aconteceu no auditório do Parque e contou com cerca de 150 pessoas com idade a partir de 60 anos. Vânia Zito também tem no currículo formação em áreas como a atuação em Clínica de Dor e Cuidados Paliativos, entre outros, e falou sobre expectativas, desafios e oportunidades dessa fase da vida.  

Diversos contextos que envolvem o envelhecimento foram tratados, tais como a acessibilidade, afetividade, sociabilidade, produtividade, interesse por aprender coisas novas como ferramenta profilática aos processos degenerativos da cognição e a espiritualidade, enxergando o sagrado dentro de si como estímulo à capacidade de perceber a beleza da vida, fusão de sua essência ao universo.   

“Muitas pessoas equivocadamente acham que ter saúde é não estar doente, ou seja, ausência de doença. A Organização Mundial de Saúde define Saúde como completo bem-estar físico, psíquico, social e espiritual. Esse foi o contexto da nossa roda de conversa com a turma mais experiente (50+, 60+,70+ e 80+). Abordamos a necessidade de acompanhar previamente a saúde e conversamos sobre a diferença entre envelhecer e ‘ficar velho’, sobre a responsabilidade de envelhecer de forma saudável, que significa ter um preparo para viver com maior dignidade possível”, disse. 

“Este é o caminho para transcender a existência do ser humano através do cuidado da própria existência. Não devemos ser vítimas do tempo, mas seus parceiros”, completou a palestrante, que, ao final, foi calorosamente aplaudida pelo público, que ficou bastante satisfeito com a leveza e a descontração com as quais a médica abordou o tema.  

 

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.