Com a temática Tecnologia e Segurança nas Cidades Inteligentes, foi realizado nesta segunda, 23 de setembro, a segunda edição do JP Conecta, fórum de debates com especialista dos setores público e privado, organizado pelo Grupo Jovem Pan. O evento ocorreu na Casa Bisutti, zona sul da Capital, e contou com a abertura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, entre outras autoridades.
“Abordar a segurança pública também é falar de oportunidades para as pessoas, a fim de que elas não enveredem pelo caminho da criminalidade. A Prefeitura de São Paulo atua fortemente com o público em extrema vulnerabilidade, com 18 mil beneficiários que são remunerados com um bolsa e fazem parte de ciclos de formação profissional e frentes de trabalho. Dois grupos, dentre essas pessoas possuem aspectos relevantes que são por volta de mil atendidos provenientes de áreas de cenas de uso de drogas e, por volta de cinco mil em situação de rua. É um intenso trabalho de resgate social dessa população, que pode passar a ter outras perspectivas de vida com o suporte do Programa Operação Trabalho”, salienta.
Mediado pelo apresentador do Grupo Jovem Pan, Roberto Motta, os membros da mesa também apontaram outras atuações da sociedade civil para oferecer subsídios ao cidadão que busca restabelecer os laços com a sociedade e suas famílias.
“O morador em situação de rua precisa de um olhar que o reconheça como cidadão de direitos para que ele reconstrua sua vida. Em nossa entidade também focamos em formação e geração de renda, com o intuito de proporcionar uma nova motivação na vida dessas pessoas”, afirma Robson Mendonça.
Já Tatiana Scatena destacou o papel das empresas, em especial da 99 Táxi, com compartilhamento de dados que podem subsidiar estratégias de segurança.
“Temos ações que podem ser replicadas como as de proteção à mulher, para pessoas desaparecidas, entre outros. Nossa plataforma dispõe de diversas funcionalidades, que tem trazido êxito em parcerias com as áreas de segurança pública”.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico ainda integrou, por meio de órgãos parceiros como a SP Negócios e a Ade Sampa, o painel “Como as novas tecnologias para Segurança Pública transformam centros urbanos e moldam um futuro mais seguro”. O evento ainda contou com o Secretário-adjunto de Segurança Urbana da Prefeitura de São Paulo, Junior Fagotti, com o coordenador da Central de Monitoramento Smart Sampa, Leandro Souza, e o responsável pela área de IA generativa Google, Renan Vilas Boas, que ampliaram o debate em torno das inovações tecnológicas e cidades conectadas para a segurança pública.
Prefeitura de São Paulo
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional