O Ganha Tempo de Barueri está comemorando 18 anos de funcionamento com mais de 16,2 milhões de atendimentos durante esse período. É a instituição municipal mantida pela Prefeitura que reúne em um só lugar mais de 40 serviços municipais, estaduais e até federais, proporcionando mais agilidade e qualidade no atendimento aos cidadãos.
“O Ganha Tempo surgiu com o propósito de facilitar a vida do cidadão de Barueri, bem como das cidades do entorno, concentrando em um único espaço a prestação de serviços públicos conferindo conforto aos usuários, com ética, responsabilidade e pluralismo”, ressalta o coordenador-geral, Celso Miguel de Oliveira.
Antes mesmo de atingir a “maioridade”, o Ganha Tempo já apostava em soluções tecnológicas e digitais para facilitar o atendimento ao público, principalmente no agendamento on-line para serviços como emissão de carteira de identidade, solicitação de pavimentação de vias ou de podas de árvores.
Oliveira explica que nos últimos anos a Administração Municipal, bem como órgãos estaduais, federais e parceiros, passaram a demandar soluções tecnológicas com o propósito de permitir ao cidadão o atendimento digital sem a necessidade de comparecer às instalações.
“Com a pandemia da Covid-19 esse processo de digitalização foi acelerado e hoje os atendimentos presencias tiveram uma redução de aproximadamente 40%”, completa Oliveira.
Para se ter uma ideia mais precisa, de acordo com levantamento do Ganha Tempo, o número de atendimentos presenciais em 2022 fechou em 480.279. O ano em que ocorreu o maior número desse tipo de atendimento foi em 2012, quando atingiu 1.35 milhão.
Serviços disponíveis
A maioria dos serviços pode ser agendado pelo portal do Ganha Tempo, o que tem, inclusive, agilizado ainda mais os atendimentos presenciais, diminuindo o tempo de espera. Alguns serviços pontuais, contudo, não têm o recurso do agendamento on-line, caso de emissão de atestado de Antecedentes Criminais, por exemplo.
No ano passado, os serviços mais solicitados foram os relativos aos realizados pelo cartório civil, que inclui emissão de certidões como casamento, óbito e nascimento, reconhecimento de firma, autenticação de documentos etc. Foram 96.972 solicitações durante o ano.
Outro serviço bastante solicitado pelos cidadãos no Ganha Tempo, com 30.591 pedidos, é a emissão do Cadastro Nacional de Informações Sociais, um tipo de relatório de informações do trabalhador que pode servir para fins de aposentadoria, por exemplo.
O modelo Vitor Hugo da Conceição Bertolino Rosa, morador da Vila Pouso Alegre, é usuário dos serviços do Ganha Tempo e aprova o atendimento. “Hoje estou aguardando para retirar meu RG, mas já utilizei dos serviços da Sabesp e também sobre alistamento militar, tudo muito rápido”, conta.
Reginaldo Fagundes, morador de Osasco, também elogia a agilidade do atendimento. Desempregado há duas semanas, ele foi ao Ganha Tempo para buscar uma recolocação para vagas de auxiliar administrativo ou de logística. “Vim direto, peguei a senha e fui atendido, tudo muito rápido”, disse.
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