A nova frente fria, prevista para chegar ao estado de São Paulo entre quinta (5) e sexta-feira (6) deve trazer chuva e queda nos termômetros em algumas cidades do Interior, além da capital e Litoral paulista. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois avisos de perigo potencial para as regiões afetadas pelo sistema: um de tempestade e outro de declínio nas temperaturas – veja abaixo as cidades afetadas.
Enquanto o refresco não chega, algumas regiões seguem sofrendo com o tempo quente e seco. Campinas entrou em estado de emergência nesta quarta-feira (4) por conta das condições climáticas.
Cidades com alerta de tempestade na nova frente fria
O aviso do Inmet de perigo potencial para tempestade vale entre das 6h às 18h desta quinta-feira (5). Os riscos são de chuva entre 20 e 30 milímetros por horas ou até 50 milímetros por dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Há ainda risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
As cidades do estado de SP afetadas pelo alerta estão nas regiões de:
- Bauru
- Itapetininga
- Presidente Prudente
- Assis
- Litoral Sul Paulista
- Marília
- Macro Metropolitana Paulista
Cidades com queda de temperaturas
Já o alerta de queda de temperatura começa às 3h desta quinta-feira (5) e vale até as 7h da sexta-feira (6). Ele aponta para leve risco à saúde e declínio entre 3ºC e 5ºC nas áreas afetadas.
As cidades do estado de SP afetadas pelo alerta estão nas regiões de:
- Bauru
- Itapetininga
- Presidente Prudente
- Marília
- Macro Metropolitana Paulista
- Assis
- Litoral Sul Paulista
- Metropolitana de São Paulo
Impactos da nova frente fria
Apesar de atingir diretamente apenas uma parte do estado de São Paulo, a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp indica que a nova frente fria pode causar impactos muito pequenos no Interior de SP, como na região de Campinas, por exemplo. O Cepagri indica que o sistema deverá atenuar brevemente a situação de “calorão”, tempo seco e ar poluído.
Vale lembrar que uma forte frente fria está prevista para atingir o país com maior intensidade neste mês, segundo o Climatempo.
Fonte: ACidade On Campinas
Foto: Denny Cesare
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional