A Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com o Banco do Brasil, inicia as inscrições para novas turmas do MBA em Parcerias Público-Privadas (PPP) e Concessões Sustentáveis, voltado aos agentes públicos. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até 21 de fevereiro, no site do FGV In Company, pelo responsável da entidade participante (governador, prefeito, secretário, diretor ou equivalente).
O curso gratuito para agentes públicos de entes subnacionais será patrocinado pelo Banco do Brasil, com recursos provenientes das contrapartidas previstas nas Portarias do Ministério da Fazenda e Secretaria do Tesouro Nacional nº 808/2023, 1.478/2023 e suas alterações. O MBA busca capacitar os profissionais para implementar projetos de PPP e de concessões de maneira eficiente e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento de práticas inovadoras na gestão pública, enfatizando os seguintes temas: energia verde; gestão de ecossistemas, resiliência urbana ao clima, saneamento, mobilidade e infraestruturas sustentáveis.
Com um programa que combina análises de casos reais e simulações, o curso permite que os alunos vivenciem tanto os desafios quanto os êxitos das PPPs contemporâneas. Esta experiência prática é complementada por uma abordagem interdisciplinar que integra conhecimentos de economia, direito e políticas públicas, incentivando métodos inovadores para abordar e resolver problemas públicos complexos. O curso tem carga de 432 horas e, ao final, os alunos devem entregar um projeto de PPP ou concessão em área ligada à sustentabilidade, que possa ser implementado na sua entidade de origem.
Para assegurar diversidade e inclusão social na representação de todas as regiões do país, serão aplicados critérios de balanceamento territorial e social. Esses critérios visam equilibrar a representação entre as regiões mais e menos representadas e entre entidades subnacionais com diferentes níveis de renda e população.
Rogério Ceron, secretário do Tesouro Nacional destaca que “o Tesouro Nacional tem o compromisso de apoiar iniciativas que promovam a eficiência e a inovação na gestão pública não só para a União, como também para Estados e Municípios. A segunda oferta do MBA em PPPs e Concessões Sustentáveis se insere num conjunto mais amplo de iniciativas apoiadas pelo Tesouro Nacional para dotar a administração pública de conhecimento e capacidade para utilizar-se de instrumentos modernos para viabilizar investimentos em infraestrutura e serviços públicos com eficiência e qualidade.”
De acordo com o diretor do FGV Cidades e coordenador do curso, Ciro Biderman, o MBA da FGV, em parceria com o Banco do Brasil, beneficia o profissional com um curso novo e atual, mas também traz ganhos para a população local, uma vez que o projeto será colocado em prática na cidade natal do aluno.
Patricia Mello, coordenadora acadêmica do programa, destaca que o MBA representa uma oportunidade única para capacitar agentes públicos em projetos de PPP e concessões alinhados às metas de sustentabilidade e desenvolvimento regional, permitindo que os alunos implementem soluções inovadoras diretamente em suas comunidades, promovendo impacto positivo e duradouro.
“Como parceiros do setor público, é fundamental apoiar iniciativas como essa, que se alinham a dois importantes objetivos estratégicos do BB, como o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. Ao patrocinar o MBA, colaboramos para que os profissionais tenham a oportunidade de transformar suas ideias em projetos que poderão ser usados para transformar e beneficiar a comunidade como um todo”, comenta José Alves, gerente geral de Estratégia Governo do Banco do Brasil.
As aulas iniciam em abril de 2025 e serão presenciais e on-line (live ao vivo e aulas gravadas). Para saber mais e participar do processo seletivo, acesse o site: https://educacao-executiva-in-
Assessoria de Imprensa Banco do Brasil
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional